Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Festival SSA Adapta.LAB tem série especial de lançamentos de livros

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Os_jornalistas_e_escritores_Chris_Fuscaldo_e_Marcelo_Bortoloti_divulgao

SSA Adapta.LAB – Festival de Escrita Criativa reúne um painel diverso da nova safra literária de escritores baianos. O evento promove lançamentos virtuais de obras de poesia, crônicas, literatura infantojuvenil, biográfica e socioantropológica de nomes como Antônio Risério, Ângela Vilma, Állex Leilla, Dan Hudson, Gustavo Falcón e Saulo Alves estarão presentes nos lançamentos virtuais do festival focado no

mercado de adaptação literária. A programação é aberta ao público, gratuita e interativa, e pode ser acompanhada pelo YouTube www.youtube.com/SSAAdaptaFestival

 

road book “Viver é melhor que sonhar – Os últimos caminhos de Belchior” (Sonora Editora), dos jornalistas e escritores Chris Fuscaldo (RJ) e Marcelo Bortoloti (MG) abre a sequência de lançamentos do festival, no dia 16/03, às 15h. A obra narra a trajetória do cantor e compositor Belchior e busca compreender as motivações que o fizeram viver seus últimos dez anos em exílio.

 

No dia 18/03, às 15h, a escritora Allex Leilla lança “O mal não tem asas” (Editora Mondrongo), livro que pertence a trilogia místico-erótica iniciada com “Não se vai sozinho ao paraíso”. Doutora em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e professora de Literatura Portuguesa na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a autora possui sete livros publicados, de contos e romances, além de participações em antologias nacionais e internacionais.

 

No mesmo dia (18/03), às 20h, o escritor soteropolitano Saulo Alves faz o lançamento do livro “As Crônicas de Citarion” (Editora LUX). A obra infantojuvenil é uma aventura de três jovens personagens guerreiros que se lançam numa jornada que revelam valores de amizade, coragem e companheirismo.

 

Já no dia 20/03, às 15h, a escritora e poeta Ângela Vilma lança “Aeronauta”, o seu primeiro livro de crônicas, resultado de um blog mantido entre 2007 e 2013. A ideia da obra foi de Emmanuel Mirdad, escritor e leitor do blog, que selecionou e organizou os textos. O livro teve edição de Gustavo Felicíssimo (Editora Mondrongo).

 

“Como estou lançando meu primeiro livro de crônicas, e estamos vivendo uma terrível pandemia, vi nesse convite uma grande possibilidade de não só lançar meu livro, como falar desse lançamento num momento assim, de grande crise sanitária e política”, comenta Ângela Vilma. “Lançamos livros, pois, num momento sem esperança de futuro. Nesse sentido, somente a Arte pode nos fazer sonhar e construir possíveis futuros”, reflete.

 

Ainda no dia 20/03, às 17h, um dos antropólogos e historiadores mais respeitados do Brasil, Antônio Risério, e o doutor em História e Professor da UFBA, Gustavo Falcón, lançam em coautoria o livro “Bahia de Todos os Cantos – Uma introdução à cultura baiana”. A obra propõe um mapeamento em que “diferentes ritmos históricos, atores sociais e contextos ecológicos são levados em consideração para a interpretação crítica da pluralidade e do sincretismo do rico mosaico cultural do estado”.

 

Para encerrar em grande estilo essa programação especial, o escritor e produtor audiovisual Dan Hudson lança, no dia 21/03, às 11h“Détrius – A guerra dos dois mundos”. A trama infanto-juvenil aborda a história de “três jovens guerreiros se unem para percorrer os continentes com a certeza de levantar um grande exército para a guerra dos dois mundos, mas precisam enfrentar a ira de Chronos, o Deus do Tempo, que está por trás de toda essa trama”.

 

Realizado pela Bocapiu Conteúdo Criativo, o projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

 

O Festival SSA Adapta.LAB tem apoio institucional da Academia de Letras da Bahia, SPCine Play e da Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA).

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *