FGM divulga obras selecionadas no edital Arte na TV ano II
A Fundação Gregório de Mattos (FGM) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (26) o resultado do edital Arte na TV, voltado para a produção seriada de obras audiovisuais.
Na modalidade Animação, as obras contempladas foram Dias de Tempestade, produzida pela Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual e Cainã, Imagine Studios de Animação. Em Ficção Infantojuvenil, os selecionados foram Hunt, de Diogo Alves Neves de Oliveira e Pequeno Tratado De Pequenas Coisas, da Benditas Projetos Criativos. Os três documentários são Toda Menina Baiana, com produção de Tenda dos Milagres Produções Artísticas e Culturais, Territo?rio Negros Salvador, de Fabiana Braz Moron e Iyas Idas – Mulheres na Cozinha, da Giro Produc?ões Culturais.
A ação é resultado da parceria entre a FGM e a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Produtores audiovisuais e cineastas vão contar com o aporte de R$ 2,25 milhões, distribuídos entre 07 projetos nas modalidades de Animação, Ficção Infantojuvenil e Documentário. Em diálogo e entendimento com representantes do setor do audiovisual baiano, a FGM definiu por um edital que vise otimizar a comercialização e distribuição das produções, atendendo aos critérios e parâmetros da Ancine.
Conheça as obras selecionadas:
1 – Animação:
Dias de Tempestade
Produtora: Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual
Dias de Tempestade retrata a história de Ahmed, um escravo que tenta fugir a qualquer custo e, numa noite em que planeja sua fuga, se depara com a escrava Gimbya sendo atacada. Ele a salva e inicia ali o caminho em busca da realização de um amor, que passa também pelo sonho de liberdade, o que o leva a se engajar na Revolta dos Malês (1835), o maior levante contra a escravidão no Brasil. A história é baseada no livro homônimo de Ju Couto (Cepe, 2014), vencedor do prêmio infantojuvenil da editora.
Ficha técnica: Vitor Rocha – Roteirista E Diretor
Jana Sandoval – Concepção Visual, Ilustração e Diretora de Arte
Mateus Damasceno – Diretor de Produção
Pedro Santana – Editor
Cainã
Produtora: Imagine Studios de Animação
Na série, o menino indígena Cainã vive numa floresta natural e preservada, onde com seu avô xamã, vai aprender sobre a fauna, a flora, os rios e também sobre as coisas visíveis e invisíveis que formam o seu mundo. A cada episódio ele viverá uma aventura de tensão com um animal, e tomará contato com um fenômeno da natureza. Tem sua turma de indiozinhos e sonha ser um guerreiro caçador como seu pai, mas lida com seus medos, e por ser considerado diferente, vai ser aprendiz do xamã. Curioso e dedutivo, Cainã reinterpreta os ensinamentos mágicos do avô, como eventos da natureza.
Ficha técnica: José Araripe Jr. – Diretor e Roteirista
Daniel Vasques – Diretor de Arte e Animador Chefe
Gabriel Pires – Produtor Executivo
Ataualba Meireles – Trilha Sonora
2 – Ficção Infantojuvenil:
Hunt
Produção: Diogo Alves Neves de Oliveira e
O seriado de ação e aventura, Hunt, é focado no público infantojuvenil, que acompanha a vida de Glauber, um jovem aficionado por jogos de computador que se vê envolvido numa caça ao tesouro pelas ruas de Salvador com pistas que se espalham por todo canto da cidade e ele precisa conhecer muito bem sobre a história, os monumentos, as tradições e a cultura para desvendar cada enigma à sua frente.
Ficha técnica: Eduardo Oliveira – Diretor/Roteirista
Diogo Oliveira – Co-Diretor/Editor
Pequeno Tratado De Pequenas Coisas
Produtora: Benditas Projetos Criativos
Pequeno Tratado de Pequenas Coisas trata-se de um conjunto de histórias protagonizadas por crianças e adolescentes. Em cada episódio, a indígena Maíra vai enfrentar um desafio e construir uma solução, a partir de diálogo e conciliação. A proposta da série é entreter e, ao mesmo tempo, estimular a prática do diálogo na resolução de conflitos e despertar o público para a formação de uma consciência cidadã.
Ficha Técnica: Sofia Federico – Roteirista e Diretora
Tatti Carvalho – Produtora Executiva
Marcos Povoas – Coordenador Técnico e Montador
Karina Paz – Cpf 487.720.465-20 – Produtora
Gisela Tapioca – Consultora em Infância e Adolescência
Andrea Gama – Produtora
3 – Documentário:
Toda Menina Baiana
Produtora: Tenda dos Milagres Produções Artísticas e Culturais
Toda Menina Baiana aborda um dos principais ritos de passagem da adolescência: o aniversário de 15 anos. Em uma sociedade que cultiva o mito das “princesas”, nem tudo é festa para essas 5 mocinhas da Bahia que vivem em regiões e condições sociais distintas. A série vai entrar na intimidade delas para investigar com o que sonham, o que trouxeram de sua infância e o que levam para a vida como representante de uma nova geração de mulheres.
Ficha Técnica: Cecilia Amado – Direção
Lara Beck Belov – Roteiro
Ana Luiza Campos – Produção Executiva
Gabriel Teixeira – Direção de Fotografia
Napoleão Cunha – Som Direto e Desenho de Som
Pablo Oliveira – Montagem e Finalização de Imagem
Territo?rio Negros Salvador
Produtora: Fabiana Braz Moron
Série documental em 06 (seis) episódios temáticos, Territórios Negros Salvador assume o objetivo de explorar territórios e expressões culturais de matriz africana, mostrando para o telespectador a importância histórica, a singularidade cultural e as lutas de resistência para a preservação da cultura negra no Brasil. O objetivo é provocar reflexões a respeito da identidade desse povo ainda hoje negligenciada por uma sociedade que tem o racismo como aspecto estruturante, desenvolvendo ao mesmo tempo, diálogos acerca do desenvolvimento econômico, social e cultural de cada território negro apresentado. Serão apresentados modos de vida e relacionamentos com a realidade, provocando no telespectador a percepção de uma cidade múltipla, em que a diversidade se constitui um patrimônio nacional.
Ficha Técnica: Vânia Alves Smith Lima – Diretora
Claudio Antônio Souza De Jesus – Diretor de Fotografia
Taguay Tayussy Brandão Souza – Editor/Montador
Fabia Virginia Marques Calasans – Roteirista
Nívia Luzia Silva De Santana – Condutora
Iyas Idas – Mulheres na Cozinha
Produtora: Giro Produc?ões Culturais
A obra seriada documental Iyas Idanas – Mulheres na Cozinha tem como intuito dar visibilidade às mulheres negras ligadas à arte da preservação cultural através da etnogastronomia. A primeira temporada, realizada em Salvador, acompanha o cotidiano das convidadas, tratando das relações entre ancestralidade e gastronomia. Essas mulheres estão atrás de tabuleiros repletos de sabor e saber; chefiando cozinhas de espaços famosos em todo o mundo; no comando do preparo de dieta dos Orixás nas cozinhas dos terreiros, entre outros espaços. O que as une é o fato de trazerem, em seus atos mais simples, um saber ancestral que por vezes passa despercebido aos olhos de todos.
Ficha técnica: Daza Moreira dos Santos – Pesquisa
Safira Moreira Dos Santos – Direção
Shai Andrade – Assistente e Operadora de Câmera
Cristina Lima – Técnica de Som
Flávia Santana – Produtora Executiva