FGM realiza II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador com convidados internacionais
A Cidade e o Mar: Patrimônios da memória é o tema da II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador, promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Prefeitura de Salvador, nos dias 24 (das 15h30 às 18h) e 25 de agosto (das 16h às 18h), com transmissão pelo canal do Youtube da FGM. Evento gratuito e aberto ao público.
Como novidade, nesta edição, a programação conta com a participação de convidados internacionais, como Roberto Díaz, do Museu de Cancun e Thomaz Santos, do Oceanário de Lisboa.
A programação está dividida em quatro mesas temáticas e uma especial de abertura do evento, no dia 24 de agosto, às 15h30, com a presença do Prefeito de Salvador, Bruno Reis, do Secretário de Cultura e Turismo, Fábio Mota e Fernando Guerreiro, Presidente da FGM. A mediação ficará a cargo da Gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Gabriella Melo.
No mesmo dia, às 16h, acontece a primeira mesa com o tema Salvador e Baía de Todos os Santos: capital da Amazônia azul e conta com os palestrantes convidados Waldeck Ornellas (Diretor do INET – BA), Eduardo Athayde (diretor do World Wacth Institut do Brasil – BA) e Comandante Reuber (Museu Náutico – BA).
Às 17h, a segunda mesa traz o tema História, Arquitetura e Turismo em cidades litorâneas, com a participação de Roberto Díaz (Museu de Cancun), Prof. Mário Mendonça de Oliveira (UFBA) e Aleixo Belov (Museu do Mar – BA).
No dia 25 de agosto, às 16h, a terceira mesa, tem como tema Reabilitação de zonas portuárias: “O Porto Vive” e como convidados, Alexandre Darzé (Lighthouse – SP), Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA) e Thomaz Santos (Oceanário de Lisboa).
Já às 17h, a quarta mesa traz o tema Água como elemento sagrado – “O sagrado nas águas da maré” e como convidados, Mãe Raidalva Santos (Iyalorixá do Ilê Axé Oyá – Ba), Padre Lázaro (Igreja Católica – Ba) e Reverenda Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana – Ba). Encerrando a Jornada, às 18h, acontece um pocket show com a cantora Nara Couto.
Para Fernando Guerreiro, Presidente da FGM, “a Jornada do Patrimônio Cultural vem para consolidar-se como mais uma ação de educação patrimonial, levantando debates sobre temas de extrema relevância no contexto cultural e artístico de Salvador..”. Sobre o tema, Guerreiro acrescenta que a ideia é “enaltecer o patrimônio marítimo desta cidade que tem no mar mais do que um refrigério para o calor que aquece essa terra e seu povo, mais do que a beleza desse litoral digno de ser registrado e que serve como enredo para tantas obras literárias e audiovisuais. Sua orla foi palco de batalhas e vitórias, abrigando em seu seio, muita história e memórias mil. Vamos falar da sua importância artística e cultural, tão rica quanto tudo que a soterópolis é.”
O objetivo do projeto, de acordo com Milena Tavares, Diretora de Patrimônio e Humanidades da FGM, é “valorizar os bens culturais locais, chamando atenção para o potencial marítimo de cidades litorâneas”. Já em relação ao tema, Tavares chama atenção que “o mar é muito presente na história e na cultura da nossa cidade, inspirando o debate para o potencial da Baía de Todos os Santos, para beleza das paisagens litorâneas, de atividades náuticas, da arqueologia subaquática e da religiosidade das águas de maré, merecendo ainda o olhar sensível para resistência de conhecimentos tradicionais, como a pesca artesanal.”
Para Gabriella Melo, a escolha do tema para 2021, deu-se para ressaltar que “a orla marítima de Salvador, além de resguardar significativa beleza natural, é marcante na sua paisagem edificada e nas suas expressões culturais.”. Melo afirma ainda que “este olhar inspirou a proposta de um fórum, visando estabelecer um intercâmbio de experiências e pesquisas relacionadas a essa temática, que certamente merece nossa atenção e reflexão.”
Programação online – Seguindo as adaptações do setor cultural e respeitando os protocolos de segurança sanitária, o evento será totalmente online, transmitido a partir do Teatro Gregório de Mattos, apenas com a presença dos palestrantes e equipe técnica e contará com mesas virtuais e um pocket show, no encerramento com a participação de Nara Couto, exibidos ao vivo e gratuitamente, no canal do Youtube da FGM.
Tradução simultânea – Para alcançar audiência internacional e respeitando a acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva, a programação terá tradução em português, inglês e libras.
Público – Com caráter interdisciplinar, a II Jornada do Patrimônio Cultural – Salvador é voltada tanto para especialistas dos mais variados campos como arqueologia, antropologia, história, geografia, navegação, urbanismo, arquitetura, museologia, engenharia, quanto para o público geral.
, bem como nas redes oficiais no Instagram (@fgmoficial) e Facebook (@fgmcultura).
SERVIÇO
Dia 24/08
15:30 – MESA DE ABERTURA
- Convidados:
1. Fernando Guerreiro (FGM)
2. Fábio Motta (SECULT)
3. Bruno Reis (PREFEITO)
16:00 – MESA 1: Salvador e Baía de Todos os Santos: capital da Amazônia azul
- Convidados:
1. Waldeck Ornellas (Diretor do INET – BA)
2. Eduardo Athayde (diretor do World Wacth Institut do Brasil – BA)
3. Comandante Reuber (Museu Náutico – BA)
17:00 – MESA 2: História, Arquitetura e Turismo em cidades litorâneas
- Convidados:
1. Roberto Díaz (Museu de Cancun)
2. Prof. Mário Mendonça de Oliveira (UFBA)
3. Aleixo Belov (Museu do Mar – – BA)
Dia 25/08
16:00 – MESA 3: Reabilitação de zonas portuárias: “O Porto vive”
- Convidados:
1. Alexandre Darzé (Lighthouse – SP)
2. Márcio Douglas Brito Amaral (UFPA)
3. Thomaz Santos (Oceanário de Lisboa)
17:00 – MESA 4: Água como elemento sagrado – “O sagrado nas águas da maré”
- Convidados:
1. Mãe Raidalva Santos (Iyalorixá do Ilê Axé Oyá – BA)
2. Padre Lázaro (Igreja Católica – BA)
3. Reverenda Bianca Daébs (Igreja Episcopal Anglicana – BA)
18:00 – APRESENTAÇÃO MUSICAL – Nara Couto.