Filme baiano é selecionado em festival de cinema em Pernambuco com foco em acessibilidade
O curta-metragem de animação baiano “Òrun Àiyé: a Criação do Mundo”, que conta a história da criação a partir da cultura iorubá, acaba de ser selecionado para a mostra competitiva do Festival VerOuvindo, festival de cinema pernambucano voltado para filmes com acessibilidade comunicacional. O evento será realizado entre os dias 21 e 30 de abril, no Recife, e premiará os filmes com melhor locução e audiodescrição.
Com direção de Jamile Coelho e Cintia Maria, o filme utiliza a técnica de stop motion para mostrar a jornada de Oxalá (Carlinhos Brown) em sua grande missão, a criação do mundo. A história é narrada pela figura do griot, representada através do historiador baiano Ubiratan Castro (1948-2013), carinhosamente chamado de Bira (Carlos Betão), que conduz a descoberta de sua neta, Luna (Fernanda Crescencio), à memória viva que é o continente africano. Os deuses Olodumaré (João Miguel), Orunmilá (Jorge Washington), Oduduwa (Fábio de Santana), Exú e Nanã tem papel fundamental para o desfecho da história.
A diretora Jamile Coelho explica que ter um filme completamente acessível, que pudesse ser visto por todos, foi uma ideia que surgiu antes mesmo do início da produção. “Nós pensamos em contar essa história da cultura iorubá da maneira mais inclusiva possível. Por isso, buscamos incluir recursos de acessibilidade, como audiodescrição e legenda para surdos e ensurdecidos”, conta. Além disso, a animação está disponível em seis idiomas: português, inglês, francês, espanhol, yorubá e Língua Brasileira de Sinais. O roteiro de audiodescrição é de Bárbara Carneiro, com revisão de Sandra Farias. Já a legenda para surdos e ensurdecidos é assinada por Erivaldo Marinho.
A animação estreou em Salvador em janeiro do ano passado com cinco sessões lotadas e já foi selecionado em diversos festivais nacionais e internacionais. Entre os reconhecimentos mais importantes, ganhou os prêmios de Melhor Animação da Diáspora Africana no Silicon Valley African Film Festival (Califórnia/EUA), Melhor Animação no Largo Film Awards (Genebra/Suíça), e Melhor Direção de Arte no Festival de Cinema de Três Passos, no Rio Grande do Sul.