Físico e Diplomata Ernesto Mané lança livro sobre ancestralidade na Guiné-Bissau e identidade birracial na Livraria do Gláuber
Neste Novembro Negro, Salvador recebe o físico, diplomata e escritor Ernesto Mané, que fará um bate-papo e sessão de autógrafos do seu livro Antes do início. O evento acontece no sábado, 15 de novembro, às 18h, na Livraria do Gláuber , e contará com a participação da escritora finalista do Prêmio Jabuti, Calila das Mercês.
O atual Primeiro Secretário da Embaixada Brasileira em Buenos Aires nasceu em João Pessoa, na Paraíba, filho de pai vindo da Guiné-Bissau. Doutor em física nuclear e diplomata de carreira, o autor debate sob uma perspectiva única temas urgentes: a busca por ancestralidade, as complexas relações raciais entre Brasil e África, e a construção de uma identidade birracial e binacional.
O livro, publicado pela Tinta-da-China Brasil , é um relato comovente da viagem que o autor fez à Guiné-Bissau em 2010 para conhecer a família paterna, onde se chocou ao ser tratado como “branco”.
Essa perplexidade abriu caminho para reflexões sobre o racismo estrutural no Brasil e os códigos de colonizador, um tema de profunda ressonância com o público baiano.
Com organização da Osupa Productions, que atua como ponte cultural entre a Bahia e Nova York , a vinda de Mané à cidade é uma excelente oportunidade para pautar o Mês da Consciência Negra , discutindo como a literatura e a história se encontram para recontar as narrativas que ligam o Nordeste do Brasil à África.
