Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Fotógrafo baiano viaja à terra do orixá Xangô, na Nigéria, para pesquisas e documentação fotográfica inédita

4 - 6 minutos de leituraModo Leitura

Tacun Lecy foi convidado pelo Aláàfin Institution of Òyó para uma residência no Palácio Real entre os meses de março e abril. Na ocasião, ele vai registrar a cerimônia de coroação do Princípe Abimbola Akeem Owoade I como novo Aláàfin Òyó – representante máximo da dinastia de Sàngó.

A cultura e diáspora iorubanas, a partir do Império do Aláàfin Òyó e do culto ao orixá Sàngó, são o caminho do fotógrafo baiano Tacun Lecy, que embarca, no próximo dia 29 de março (aniversário da capital baiana), para a cidade de Òyó, na Nigéria, onde realizará uma residência artística e cultural no território africano com o Povo de Sàngó. Convidado pelo Aláàfin Institution of Òyó para participar da cerimônia de coroação do Princípe Abimbola Akeem Owoade I como novo Aláàfin Òyó (representante máximo da dinastia de Sàngó), o fotógrafo e pesquisador premiado deu início a uma campanha para arrecadar recursos e contribuir com a realização da residência.

O novo capítulo na trajetória de Tacun Lecy dá continuidade a um trabalho iniciado em 2014, com a vinda da Comitiva Real do Aláàfin Òyó à Bahia. O projeto “Povo de Sàngó: Diáspora e Ancestralidade Iorubanas” busca identificar e compreender elementos matriciais e os diferentes aspectos das tradições iorubanas na África, analisando as suas conexões com o que encontramos enraizado na cultura baiana, pós-diáspora. A proposta foi contemplada pelo edital de Mobilidade Cultural da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBa), que garantiu recursos para custear passagens, hospedagem e alimentação. No entanto, para auxiliar nos custos da viagem, o fotógrafo lança uma campanha de financiamento colaborativo, que vai ajudar a cobrir outros custos, como documentação, deslocamentos na Nigéria, impressão de fotografias e outras despesas que não podem ser contempladas com o recurso do edital.

Uma forma de participar da campanha, é através da vaquinha on-line, contribuindo com qualquer valor. Além da vaquinha, Tacun Lecy também colocou à disposição de pessoas interessadas, um catálogo com 59 fotografias, no tamanho 30 x 20 cm, impressas em papel Studio, no valor de R$ 130,00 (cada foto). Quem contribuir, concorrerá a uma ampliação Fine Art no tamanho 60 x 40 cm. As fotografias que compõem o catálogo são, especialmente, do registro que o fotógrafo fez durante visita da Comitiva Real do Aláàfin Òyó à Bahia, além de outras imagens de temáticas variadas, que integram o acervo do artista.

“Esse trabalho é um projeto de vida e de reconexão com a Terra-Mãe. Chegar ao continente africano, na terra de Xangô, que é o patrono da minha casa e maior representação do império iorubano, tem uma importância muito grande, não só pela pesquisa, mas por ser descendente de africanos e conviver com heranças dessa fonte. Poder pesquisar Xangô, não apenas pela perspectiva religiosa, mas pelas relações culturais que se estabeleceram nos dois lados do Atlântico, abre um portal para imensas possibilidades de se analisar e discutir a sua importância para o povo afro-brasileiro pelas perspectivas de outros olhares e novas narrativas”, destaca Tacun Lecy, que é Babalaxé do Terreiro Raiz de Ayrá, templo de candomblé registrado como patrimônio cultural da Bahia, localizado em São Félix – Recôncavo Baiano.

O artista: Tacun Lecy

Filho de Erinlè e Oxum, nascido na Bahia, Tacun Lecy desenvolve pesquisas e documentações fotográficas sobre as culturas afro-brasileiras, com o eixo centrado nos Candomblés Jeje-Nagô do Recôncavo Baiano e nas Comunidades Remanescentes de Quilombos. Ao longo da sua trajetória como fotógrafo, iniciada em 2009, Tacun Lecy vem dialogando, registrando, escrevendo e contribuindo para a salvaguarda de memórias, saberes e fazeres ancestrais, propondo novas narrativas sobre tradições e culturas dos povos negros na Bahia, pela perspectiva do “olhar de dentro” de um indivíduo que pertence a esse contexto.

Fotógrafo premiado e uma das principais referências da fotografia de candomblé no Brasil, Tacun Lecy é autor dos livros Ìyèfun: Farinha dos Humanos, Alimento dos Deuses (2015 Bahia/BRA) – fruto da exposição individual homônima – e Olhares sob a Pandemia (2020 Bahia/BRA). Sua obra fotográfica está presente em diversos projetos nacionais e internacionais, entre eles: Conversa Quilombola: Artesanato e Tradição do Quilombo de Campo Grande (2012 Bahia/BRA • livro); Fotografe o Brasil (2013 São Paulo/BRA • expo); Los Trabajos Y Los Días (2013 Medelin/COL • expo); Corpo-Imagem dos Terreiros (2014 Distrito Federal/BRA • expo/livro); Diáspora e Ancestralidade (2015 Bahia/BRA • livro); Axé Bahia: The Power of Art in an Afro-Brazilian Metropolis (2017-2018 Califórnia/EUA • expo/livro); 150 Fotos Pela Bahia: O Registro (2020 Bahia/BRA • expo); Vozes Sagradas do Recôncavo: Leitura Registro e Salvaguarda do Patrimônio Sagrado (2021 Bahia/BRA • livro); Selling Black Brazil: Race, Nation, and Visual Culture in Salvador, Bahia (2022 Texas/EUA • livro); Festa de Iemanjá 100 Anos (2023 Bahia/BRA • expo); Ecologia de Sentidos: Panorama da 3° geração da Fotografia da Bahia 2024/2025 (Nordeste/BRA • expo/livro). Foi indicado ao Foam Paul Huf Award (2023 Amsterdã, Holanda) e apresentou a sua obra no Cobra Museum voor Moderne Kunst (2024 Amstelveen, Holanda). Também integrou o projeto de intercâmbio Raiz/Racine, apresentando a música afro-pop-brasileira, ministrando oficinas sobre história, cânticos e toques dos candomblés e participando de mostra fotográfica (Toulouse, França). Em 2025 participará da exposição Um Olhar Negro, o Negro Olhar: Antologia da Fotografia Negra da Bahia, na Caixa Cultural Salvador e realizará o projeto de residência artística Povo de Sàngó: Diáspora e Ancestralidade Iorubanas (Oyó, Nigéria). O artista e a sua obra integram o acervo permanente do Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana.—

Website: https://www.tacunlecy.com

Instagram: https://www.instagram.com/tacunlecy

Vakinha: https://www.vakinha.com.br/5358059

Catálogo da Campanha:

https://drive.google.com/file/d/1K44sh8NhT_UsfJEzQZIfEBHXY7j4A306/view?usp=sharing

Suportes de Comunicação | Drive:

https://drive.google.com/drive/folders/1QmqedgVrx4krYu0qagUutpHvpMu8_-md?usp=sharing

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *