Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Funceb promove intensa programação em celebração ao Mês da Dança

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
mesdadancafunceb

Desde 1982 o mundo celebra o Dia Internacional da Dança em 29 de abril. Na Fundação Cultural do Estado (Funceb/SecultBA), até o fim de abril, a instituição garante uma vasta programação sobre a Dança para dançarinos, professores, estudantes e todos aqueles que apreciam a arte ancestral. São oficinas, workshops, exposições, exibição de filmes e mostras artísticas.

Até o dia 25 está em cartaz na Galeria Pierre Verger (Rua General Labatut, 27, Barris) a exposição Memórias Dançantes – Mestre King, em homenagem ao pioneiro da dança afro-brasileira no Brasil. A exposição é gratuita e está aberta de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados e domingos, de 9h às 16h30.

A Funceb, em parceria com o VIVADANÇA Festival Internacional, garantirá a vinda de 14 artistas, estudantes e professores de dança, do interior do estado, que irão participar da 12ª edição do Festival. Os selecionados ficarão hospedados na residência artística da Funceb Pouso das Artes, além de receberem gratuitamente as passagens para a capital baiana.

Quem quiser ter uma experiência mais intensa e próxima à Dança pode participar das Oficinas Abertas para a Comunidade, oferecidas pelo Centro de Formação em Artes da Funceb, através da Escola de Dança. Entre os dias 23 e 27 de abril, às 18h30, todos os Cursos Livres disponíveis na Escola estarão abertos para a comunidade em geral. As aulas acontecem na Escola de Dança da Funceb (Rua da Oração, 1, Pelourinho) e a vagas serão disponibilizadas por ordem de chegada.

No dia 28 (sábado), seguem as oficinas abertas para a comunidade. Desta vez as opções são Oficina de Jazz Dance com a Cia Lekan Dance (às 9h, na Sala 5); e a Oficina de Dança Moderna com a Cia de Dança Tradições (às 14h, Sala 5). As vagas também serão disponibilizadas por ordem de chegada.

A Coordenação de Dança da Funceb, em parceria com a Diretoria Audiovisual (DIMAS), realizará uma Mostra Audiovisual em Dança – Uma Mostra Baiana nos dias 27 e 28 de abril, na Sala Walter da Silveira (Subsolo da Biblioteca dos Barris, Barris). A mostra exibirá vídeos com temáticas e interfaces que permeiam o universo da dança.

Programação:

Confira a programação na Escola de Dança da Funceb:
– Mostras Artísticas
11 de abril, às 14h – Mostra artística dos alunos Egressos do Curso Profissional de 2017 na Assembleia Legislativa da Bahia.
23 e 25 de abril, às 9h – Apresentação parcial das disciplinas Análise Crítica e Prática Solística sob orientação dos professores Nirlyn Seixas e Guilherme Fraga, na Sala Céu.
23 a 27 de abril, às 15h – Mostras Artísticas dos Trabalhos dos Alunos do Curso Preparatório e Professores Convidados. No Foyer da Escola de Dança.
23 a 27 de abril, às 18h15 – Mostras Artísticas dos Trabalhos dos Alunos dos Cursos Livres e Professores Convidados. No Foyer da Escola de Dança.
24 de abril – Apresentação da disciplina História da Dança sob orientação da professora Nirlyn Seixas.
27 de abril – Mostra parcial da disciplina de Dança Popular III sob orientação da professora Isis Carla.

– Oficinas
23 a 27 de abril, às 18h30 – Oficinas abertas para a comunidade. Vagas disponibilizadas por ordem de chegada.
23 a 27 de abril, às 14h – Oficina de Dança Moderna para alunos do Curso Preparatório e alunos de escolas públicas convidadas.
24 de abril – Oficina de Dança Afro–brasileira com a Profª Tatiana Campêlo para alunos do Curso Preparatório (níveis 6, 7 e 8).
25 de abril, às 14h – Oficina de Dança Popular para alunos do Curso Preparatório e alunos de escolas públicas convidadas.
25 de abril, às 14h – Oficina de Stiletto com o Profº Elivan Nascimento, para alunos Curso Preparatório (nível 8).
27 de abril, às 18h30 – Oficina de Dança Afro–brasileira com as professores Tatiana Campêlo e Julieta Rodrigues para integrantes do Núcleo Agô.
28 de abril – Grupos Residentes – Oficinas Abertas para a Comunidade:
Às 9h, na Sala 5 – Oficina de Jazz Dance com a Cia Lekan Dance.
Às 14h, na Sala 5 – Oficina de Dança Moderna com a Cia de Dança Tradições.

Compartilhar:

Mais lidas