Fundação Gregório de Mattos promove encontros para Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino
A Prefeitura de Salvador reconheceu o Samba Junino como Patrimônio Cultural de Salvador no dia 08/02/2018, conforme Decreto 29.489/2018 e, em cumprimento às diretrizes de política cultural do município, bem como do Registro Especial, a Fundação Gregório de Mattos lançou o edital Prêmio Samba Junino, que vem, há dois anos, contemplando propostas voltadas à salvaguarda desse movimento cultural soteropolitano.
Agora, a Gerência de Patrimônio Cultural (GEPAC), da FGM, juntamente com os detentores desse bem cultural, que são todos os envolvidos com a cadeia produtiva do samba junino, dá início a Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino.Serão realizados encontros mensais no auditório da Casa do Benin – Pelourinho, visando a construção conjunta desse instrumento que vai proteger, fortalecer, garantir a continuidade e a transmissão dessa manifestação cultural de Salvador.
O primeiro encontro acontece no próximo sábado (27), das 09h às 12h. Na ocasião, serão alinhadas e divulgadas as demais datas. Para a construção do Plano, é importante que todos os envolvidos, direta e indiretamente com o samba junino se façam presentes ou representados, a fim de formular de maneira efetiva, políticas públicas que preservem esse estilo de música e dança, esse ritmo que nasceu em torno das casas de candomblé, durante os festejos juninos, bem como todas as suas formas de produção e reprodução, através da realização de ensaios, festivais, concursos, apresentações, “arrastões”, entre outros.
Para Fernando Guerreiro, presidente da FGM, “dar início a elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino neste momento é de suma importância. Após o reconhecimento, é mais do que necessário garantir, não só a preservação dessa manifestação cultural genuinamente soteropolitana, como também, incentivar o fortalecimento e a dinamização desse movimento.”
SERVIÇO
O quê: Encontros para Elaboração do Plano de Salvaguarda do Samba Junino
Quando: Primeiro encontro: 27/04, das 09h às 12h
Onde: Auditório da Casa do Benin – Pelourinho
ABERTO AO PÚBLICO