Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Ganhadeiras de Itapuã se apresentam sábado (13) no hotel Villa da Praia, em Pedra do Sal, durante lançamento de livro da Solisluna

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

No próximo sábado (13), às 16h, o ambientalista, educador e psicólogo baiano Thiago Siqueira lança ‘Mistério no mar de Itapuã’, da Solisluna Editora, em evento aberto no hotel Villa da Praia, Pedra do Sal, Itapuã. Além de sessão de autógrafos, haverá oficina de arte para crianças, bate-papo musicado e apresentação do grupo As Ganhadeiras de Itapuã. 

Thiago Siqueira foi um dos coordenadores do Joguelimpo com Nossas Praias, coletivo ambiental criado em 1999, com atuação marcante até 2013. Em quase 15 anos de existência, um dos mais importantes projetos socioambientais de Salvador mobilizou mais de 10 mil voluntários, que retiraram mais de 40 mil quilos de lixo das praias. “Coordenamos mutirões simultâneos de limpeza de praias em mais de 31 km de litoral baiano – praias de Porto Seguro, Caravelas, Alcobaça, Península de Maraú, Praia do Forte, São Tomé de Paripe e Itapuã. Em 2008, demos um abraço gigante no Farol de Itapuã com um encontro de mais de mil voluntários”, relembra.

Também retratadas no livro, As Ganhadeiras de Itapuã estão diretamente relacionadas com o Jogue Limpo com Nossas Praias. Hoje reconhecido internacionalmente, o grupo formado por mulheres começou em 2004, e suas primeiras apresentações foram em eventos culturais do projeto. 

“Essa relação me enche de alegria e emoção. Me sinto, com toda humildade, um pouco ‘Ganhadeiro’, parte dessa família que tanto admiro. Uma relação de toda a vida. As Ganhadeiras têm tudo a ver com o movimento Joguelimpo com Nossas Praias e com nosso ‘Mistério no Mar de Itapuã’. Elas são parte dessa história real contada”, ressalta o escritor. 

A trajetória do grupo, que já se apresentou em diversos países e foi premiado mundo afora, pode ser mais aprofundada a partir do site interativo https://ganhadeirasdeitapua.org/, criado pela Solisluna Editora. 

Com ilustrações do designer paulista Duda Oliva,’Mistério no Mar de Itapuã’ é inspirado um episódio real, ocorrido em 2005, quando Thiago Siqueira e mais dois amigos, todos do Joguelimpo com Nossas Praias, se depararam com uma baleia morta na praia de Armação, Jardim de Alah. Era uma jubarte fêmea, com cerca de 12 metros de comprimento e aproximadamente 15 toneladas. O animal morreu em função da ingestão de lixo no mar.

SERVIÇO

– Lançamento do livro ‘Mistério no Mar de Itapuã’, de Thiago Siqueira, com ilustrações de Duda Oliva

-Sessão de autógrafos, bate-papo musicado, apresentação do grupo As Ganhadeiras de Itapuã e oficina de arte para crianças com Duda Oliva

Data: 13 de dezembro de 2025, sábado

Horário: 16 horas

Local: Hotel Villa da Praia (Pedra do Sal, Itapuã)

Entrada gratuita

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *