Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Gestoras baianas participam do II Encontro de Mulheres Trabalhadoras das culturas e das Artes em Montevidéu – Uruguai

2 minutos de leituraModo Leitura
gestoras.ba

Entre os dias 24 a 28 de maio, as produtoras e gestoras culturais Ana Carolina Rosário, Joevane Sena, Lais Almeida, Suany Dantas e Tainana Andrade participam do II Encontro Internacional de Mulheres Trabalhadoras das Culturas e das Artes, em Montevidéu – Uruguai. Esta será a primeira atividade do Gestoras.BA, projeto de intercâmbio que tem objetivo de estreitar as relações de parcerias entre mulheres gestoras da cultura e das artes na América Latina.

Além da participação no encontro, o intercâmbio visa a realização de visitas técnicas e prospecção com os dirigentes dos espaços culturais vinculados ao Ministério da Cultura e Educação – MEC Uruguai, a fim de estabelecer relações de cooperação cultural entre os dois países.

Após o intercâmbio cultural, o Gestoras.BA pretende realizar um encontro em Salvador/BA com mulheres gestoras, pesquisadoras, produtoras culturais e artistas com o intuito de trocar experiências com mulheres que atuam no campo da cultura e das artes na Bahia. A ideia é que a partir desse primeiro encontro, possa-se construir e fortalecer uma rede de mulheres gestoras e artistas na Bahia, similar a Rede Internacional de Gestoras (Gestoras en Red), organização que promove o Encontro Internacional de Mulheres Trabalhadoras das Culturas e das Artes.

O Gestoras en Red tem o objetivo de consolidar uma rede internacional de Mulheres líderes, trabalhadoras de culturas e artes, para desenvolver planos de trabalho colaborativos, ações e ativismo cultural e geração de projetos conjuntos, promovendo a participação e a parceria em defesa das políticas culturais, de gênero e de trabalho local e internacional, realizando um levantamento da situação social e de emprego das mulheres trabalhadoras nas artes.

O projeto conta com o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT/BA, através do edital de Mobilidade Cultura 2019 do Fundo de Cultura da Bahia.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *