Gilson Siqueira lança seu primeiro álbum com faixas inéditas e autorais aos 60+
O disco, que é uma homenagem aos seus pais e irmãos, chega às plataformas de streaming no dia 24 de outubro com nove faixas autorais
Quando a música transborda, não há como ignorar. Exatamente por isso que Gilson Siqueira, engenheiro químico aposentado, resolveu (ou ousou, como ele mesmo diz) lançar seu primeiro álbum autoral após seus 60 anos. O disco, que tem no nome uma homenagem a seus pais e irmãos: “Gilmar, Gilson, Grácio, Grácia, Seu Geraldo e Dona Lourdinha”, chega a todas as plataformas de streaming no dia 24 de outubro com nove faixas autorais — entre canções inéditas e singles lançados ao longo do ano — e marca o início oficial de sua trajetória como cantor e compositor. Faça a pré-save no link: http://tratore.ffm.to/gilsonsiqueira5.
Depois de 34 anos como engenheiro químico, Gilson Siqueira decidiu dar voz à arte que o acompanhou desde sempre — fosse no teatro, na poesia ou agora, na música. Aos 60 e poucos anos, ele estreia na cena independente com um trabalho que é, ao mesmo tempo, íntimo e ousado. “Criei coragem, depois de passar dos 60, de me lançar. Sei que é uma grande ousadia, mas é a minha ousadia — legítima e verdadeira. É uma celebração do poder criativo, que não conhece idade, e da arte que insiste em existir”, revela o artista.
Com uma sonoridade que orbita em torno da MPB, mas flerta com diferentes ritmos e atmosferas, o álbum produzido por André T é, antes de tudo, um reflexo da alma criativa de Gilson. A história desse trabalho é marcada por um processo de redescoberta. Gilson sempre teve uma relação afetiva com a música — desde a infância em Natal (RN), ouvindo os discos que os irmãos e primos colecionavam, até as influências de dentro da família, como a tia compositora cuja canção ganhou voz de Agnaldo Rayol nos anos 60. Mas foi só décadas depois, durante a pandemia da Covid-19, às vésperas da aposentadoria e com o incentivo da sua sobrinha cantora e letrista, que ele encontrou na composição um novo caminho de expressão.
O álbum traz nove canções autorais, sendo cinco inéditas e quatro singles já lançados em 2025 com videoclipes, como: “Seguindo por aí” (abril); “Todas as cores” (maio); “Real, parceria com a sua sobrinha Artane (julho) e “Agônica” (agosto). As faixas inéditas — “Medo”, “Xenônio, Argônio, Criptônio”, “Noite e Vazio”, “O Elefantezinho” e “Ponto” — revelam o lirismo, a introspecção e a pluralidade de influências do compositor.
Em suas composições, Gilson reflete e explora sentimentos e temas como a solidão, o desejo, o acaso e os devaneios. Cada faixa é uma janela para sua interioridade — uma tentativa de transformar experiências pessoais em algo universal. “Acredito que o pessoal, como também o regional, é universal”, reflete o artista.
Ficha Técnica do álbum “Gilmar, Gilson, Grácio, Grácia, Seu Geraldo e Dona Lourdinha”:
Artista: Gilson Siqueira
Todas as canções são de autoria de Gilson Siqueira
Arranjo e produção musical: André T
Arranjo de sopros: Jorge Solovera
Arranjo de guitarras (faixa “Real”): Jorge Solovera
Artista convidada: Artane (faixa “Real”)
Músicos:
André Fidelis: violão;
André T: programação, teclados, piano, baixo e guitarra;
Danny Nascimento: vocais;
Duka dos Santos: percussão;
Ênio Nogueira: guitarra;
Gilmar Chaves: trombone;
João Teoria: trompete;
Jorge Solovera: violões e guitarras;
Kico Souza: sax tenor;
Marcelo Sponchiado: designer capa do álbum
Aline Valadares: assessora de imprensa
SERVIÇO:
Gilson Siqueira lança seu primeiro álbum “Gilmar, Gilson, Grácio, Grácia, Seu Geraldo e Dona Lourdinha”
Data: 24 de outubro de 2025, em todas as plataformas digitais
Pre-save do álbum: http://tratore.ffm.to/gilsonsiqueira5
Assista aos clipes: Seguindo por Aí | Todas as Cores | Real | Agônica
