Guiga de Ogum faz show de lançamento de seu primeiro álbum
O sambista, poeta e baluarte baiano apresenta “Mundo Melhor” no Cineteatro 2 de Julho, no dia 24 de agosto
Ele é um dos principais sambistas e compositores da música baiana e brasileira e já foi gravado por artistas como Leny Andrade, Jorge Aragão e Nelson Rufino. Prestes a celebrar 83 anos, o poeta Guiga de Ogum realiza no próximo dia 24 de agosto, domingo, um sonho antigo nos seus mais de 60 anos de carreira: um show para lançar seu primeiro disco.
“Eu estou muito feliz, meu filho. É uma conquista importante e que espero há muito tempo. Só Deus sabe o quanto sonhei isso”, conta Guiga, que lançou o disco “Mundo Melhor” nas plataformas digitais em dezembro do ano passado. “Devido a idade e aos desafios de ser um artista independente, só conseguimos agora viabilizar um show para fazer esse lançamento tão esperado. O poeta só pode agradecer”.
A apresentação joga luz na valorização de Guiga e em sua obra poética e também integra ação promocional em parceria com o Selo Educadora FM, que potencializa a divulgação do álbum durante o mês de agosto. No repertório do show, músicas como “Mundo Melhor”, “Negro lindo” e “Muzenza”, canções presentes no disco, e composições de Guiga que são conhecidas e já foram registradas por artistas importantes da música popular brasileira. É o caso de “Deus Manda”, “Eterna namorada do Brasil” e “Prioridade”. “Eu quero convidar todos para estarem comigo nessa data tão especial para o poeta. De quebra, ainda vou aproveitar para começar as comemorações do meu aniversário”, brinca Guiga.
O poeta se apresenta ao lado do seu conjunto “Mensageiros do Poeta” no dia 24 de agosto, domingo, às 19 horas, no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador, e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma do Sympla. O espetáculo ainda conta com as participações especiais de Gabi Guedes e Paulão 7 Cordas.
Guiga de Ogum
Gumercindo Vieira Santos é conhecido em toda Bahia como Guiga de Ogum, poeta, cantor e compositor, autor de temas e músicas que abordam o universo afro cultural religioso do Brasil.No circuito das rodas de samba da cidade de Salvador, Guiga é considerado um poeta consagrado, que goza de notoriedade entre seus pares e representantes das gerações mais novas de musicistas soteropolitanos.
Liderança da Ladeira da Preguiça, tradicional comunidade no centro histórico de Salvador, Guiga completará 83 anos em agosto de 2025 e é um dos principais nomes do Samba baiano, com uma carreira de mais de 60 anos. Foi gravado por nomes como Leny Andrade, Jorge Aragão, Jorginho do Império e outros grupos da Bahia, como Filhos de Gandhi, Sambagolá e Sambas-Enredo da Bahia.
Autor de músicas como “Prioridade”, “Deus Manda” e “Eterna Namorada do Brasil”, Guiga lançou seu primeiro trabalho solo, o álbum “Mundo melhor”, em dezembro de 2024. O disco foi muito bem aceito pelo público e crítica especializada. Há todo um conhecimento ancestral, de toques, batidas, melodias e cantos presentes na obra e na memória de Guiga, conhecimento este que contribui com a cultura do estado da Bahia e do Brasil.
Mundo Melhor
O álbum apresenta repertório com 8 músicas, todas de autoria do poeta. “São cinco ijexás que fazem homenagem a essa Bahia que eu tanto amo. São canções que fiz com muito carinho para o Olodum, Muzenza, Gandhi e Ilê Aiyê”, revela Guiga, mostrando seu amor pelos blocos afros de Salvador. “E tem também três sambas, com formação tradicional de regional, com violão 7 cordas, cavaquinho e percussão”, conclui.
As gravações foram realizadas entre 2023 e 2024, em Salvador, no estúdio Caverna do Som, e reúne artistas e músicos de destaque como, por exemplo, Gabi Guedes, Mestre Siqueira, Roberto Ribeiro e Gabriel Batatinha. “Procuramos destacar no disco a regionalidade e a ligação de Guiga com a Bahia, uma vez que em sua obra estão presentes toda tradição e fundamentos dessa Bahia profunda. Para isso, a escolha do repertório foi fundamental e, também, a participação de músicos e artistas baianos”, explica o jornalista e produtor Camilo Árabe, que assina a produção executiva e direção artística do projeto.
Ficha Técnica:
Mensageiros do Poeta: Dudu Reis, Camilo Árabe, Felipe Ataíde, Geovana Miranda, Roberto Ribeiro, Everton Dingo, Paty Ribeiro, Jadson Brinquedo, Rafael Bolota, Rodrigo Soares, Larissa Braga, Geovane Tchucássio e Lucas de Bebé.
Participações especiais: Gabi Guedes e Paulão 7 Cordas
Realização: Casa do Poeta Guiga de Ogum, Coletivo Sindicato do Samba e É Samba da Bahia!
Serviço
Show de Guiga De Ogum
Lançamento do Álbum “Mundo Melhor”
24 de agosto, domingo, 19 horas.
Cineteatro 2 de Julho – Federação – Salvador
Ingressos pelo Sympla: www.sympla.com.br/evento/guiga-de-ogum—show-de-lancamento-do-disco-mundo-melhor/3070329
