Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

IGHB divulga agenda cultural de encerramento do ano

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
IGHB_ATUAL

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia divulga a agenda da semana (18 a 22) de encerramento das atividades culturais do ano. Na segunda (18), às 9h, em parceria com o Museu Náutico da Bahia será realizada uma mesa redonda em homenagem aos 550 Anos do Nascimento de Pedro Álvares Cabral, o descobridor do Brasil.

Com o tema “Cabral – o Fidalgo Navegador Português, nas nossas Origens Luso-Brasileiras – 550 Anos do Nascimento 1467 / 2017, em Belmonte – Portugal”, serão palestrantes: Almte. Armando de Senna Bittencourt, Prof. Dr. Francisco Senna, Profa. Dra. Vera Lúcia Bottrel Tostes. Uma visita guiada ao Museu Náutico da Bahia – Forte de Santo Antônio da Barra encerra a programação da manhã.

Na terça (19), das 14h às 18h, “O jogo de búzios: verdades e mistério” é tema de seminário, no auditório do IGHB. Estarão presentes: Luciano Veríssimo (Oloye Babalawo Ifafaridan Fakolade Ifafunmuiwa), Antônio Carlos Soares (Ifaleti Oosaabukola Akanji OjoAiku Ogundasoriire) e Luciano Saldanha (Ifámoroti). Os especialistas irão discutir uma das artes divinatórias utilizadas nas Religiões Tradicionais da África Negra e nas Religiões da Diáspora Africana instaladas em muitos países, notadamente nas Américas. O jogo de Búzios, religiosamente, é conhecido como Éérìndínlógún, sendo, junto com a Noz de Cola (Obí), o oráculo mais antigo dos Iorubas.

“Os 80 anos do II Congresso Afrobrasileiro” encerra a agenda do ano, com conferência pronunciada pela professora Alessandra Cruz, dia 21 de dezembro, às 17h, com um anúncio de um grande Seminário em março de 2018. A especialista irá rememorar e avaliar os legados do II Congresso Afro-Brasileiro, realizado em Salvador, Bahia, de 11 a 20 de janeiro de 1937, sob a coordenação da Comissão Executiva formada por Edison Carneiro, Martiniano Bonfim, Aydano do Couto Ferraz, Azevedo Marques e Reginaldo Guimarães, tendo como objetivos: “estudar a influência do elemento africano no desenvolvimento do Brasil, sob o ponto de vista da etnografia, do folclore, da arte, da antropologia, da história, da sociologia do direito, da psicologia social, enfim de todos os problemas de relações de raças no país”.

Na oportunidade, haverá uma apresentação da retrospectiva de eventos de 2017 do IGHB, além de uma confraternização colaborativa, entre associados e amigos da Casa.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

SERVIÇO

Agenda de encerramento das atividades culturais do IGHB

De 18 a 22 de dezembro

Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade – Salvador-BA

71 3329 4463 /www.ighb.org.br

Assessoria: 71 999745858 (Cleide Nunes)

Compartilhar:

Mais lidas