II Seminário “O samba mandou me chamar” 2016
Nos dias 25 e 26 de novembro, a partir das 14h, no Centro Cultural da Barroquinha, acontece o II Seminário “O samba mandou me chamar: as bambas do samba”. O evento promovido pelo grupo de pesquisa Canto de Cada Canto traz nesse segundo ano mesas redondas, lançamento de livro e shows. O evento Reúne pesquisadoras (mulheres), professoras e artistas, debatendo sobre a produção, a importância e o protagonismo das mulheres na construção do samba.
Clécia Queiroz, Marilda Santana, Cláudia Sisan, Carmélia Miranda, Katharina Döring , Regina Machado, Juliana Ribeiro, Marcia Short, Olivia Santanna, Carla Liane entre outras são algumas das pesquisadoras e artistas-professoras, que discutem sobre a obra e trajetória de Carmen Miranda, Elza Soares, Clementina de Jesus, Alcione, Clara Nunes, Beth Carvalho, D. Dinha do samba de lata de Tijuaçu, das sambadeira D. Dalva de Cachoeira, D. Nicinha de Santo Amaro , D. Zelita de Saubara e das cantoras e compositoras D. Ivone Lara e Martn’ália.
Promovido pela Universidade Federal da Bahia – UFBA em parceria com a Universidade Estadual da Bahia – UNEB, o seminário tem o objetivo de identificar, valorizar e analisar o protagonismo da mulher artista e ativista na construção do samba enquanto gênero musical indissociável da construção de uma identidade nacional.
O seminário além de antecipar as festividades do dia do samba, acontece no mês de novembro, mês da consciência negra, dia 25, aniversário do Samba de Roda como patrimônio imaterial e ainda, mês do centenário do registro do primeiro samba em novembro de 1916.
Durante o evento, haverá o lançamento do livro “As bambas do samba: mulher e poder na roda” (Org. Marilda Santanna), pela Editora da UFBA – Edufba. O objetivo maior desta publicação é reverenciar as mulheres sambistas, compositoras, cantoras e instrumentistas no centenário da gravação do primeiro samba “pelo telefone” de Donga e Mauro de Almeida, registrado na Biblioteca Nacional em novembro de 1916.
Assim, limitar a participação da mulher no samba, segundo o senso comum e a perspectiva patriarcal, unicamente nos requebros e meneios é reduzir e minimizar sua importância também como protagonista na construção deste símbolo de brasilidade, resistência e negociações.
A centralidade destas mulheres que ousaram ultrapassar a fronteira da “cozinha, da guarda e da orientação espiritual religiosa, adentrando no terreno musical, não apenas como observadora, apreciadoras, anfitriãs, mas também como cantoras, instrumentistas, compositoras, agentes transformadoras e atuantes, num território tido como essencialmente masculino” (GOMES, 2013, p.12), é o que veremos no decorrer do seminário e do livro.
O II Seminário “O samba mandou me chamar” é uma realização do grupo de pesquisa “Canto de cada canto”, que tem como objetivo principal a reflexão crítico – teórica sobre o conceito de canção, das intérpretes como portadoras da voz poética e suas interconexões com a música destacando a performance nos seus respectivos contextos históricos – culturais.
O evento acontece na área interna e externa do Centro Cultural da Barroquinha com a participação das cantoras e pesquisadoras Regina Machado, Juliana Ribeiro, Marcia Short, Claudia Sisan, Marilda Santanna, Clécia Queiroz e Banda Didá.
Organização e Realização:
Marilda Santanna Cantora, Profa. Dra. Do Instituto de Humanidades Artes e Ciências da UFBA e coordenadora do Grupo Canto de Cada Canto.
Claudia Sisan- Musicista, Profa. da UNEB, Doutoranda em Difusão do Conhecimento(DMMDC), Mestra em Artes pela Université Du Quebéc a Chicoutimi- Canadá e é vice-coordenadora do grupo Canto de Cada canto
Grupo de Pesquisa Canto de Cada Canto – Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura- CULT
Programação
1º Dia 25 de novembro (Sexta-feira)
14h às 16h
Mesa 1 “De pés no chão”
Clécia Queiroz (Cantora ,Profa. Doutoranda UFSE)
Carmelia Miranda(Pesquisadora, Profa Dra.UNEB)
Katharina Döring (Etnomusicóloga ,Prof. Dra. UNEB- Mediadora)
Intervalo
16h às 16h30.
Mesa 2 “Tradição e modernidade no samba”
16h30 às 18h30
Juliana Ribeiro (Mestre em Cultura e Sociedade – cantora)
As Ganhadeiras de Itapuã(Integrantes:D . Eunice e Verônica)
Marilda Santanna (Profa. Dra.UFBA -Cantora, Mediadora)
Pocket Show de encerramento com Marilda Santanna, Fernanda Maia/Carol Bezerra, Clécia Queiroz e Juliana Ribeiro
Violão :Jana Vasconcelos
Percussão :Daniela Pena
2º Dia 26 de novembro (Sábado)
14h às 16h
Mesa 1 A reinvenção do samba
Claudia Sisan (Musicista, cantora,Prof. DoutorandaUNEB)
Viviam Caroline (Mestre em Cultura e Sociedade -Musicista e lider da Banda Didá)
Regina Machado (Cantora, Profa. Dra. UNICAMP – Mediadora)
Intervalo 16h às 16h30
Mesa 2 Samba, mulher e poder
16h30 às 18h30
Carla Liane (Pesquisadora, Profa. Dra. – Vice-reitora UNEB) Mediadora
Olivia Santana (SPM-Secretária de Política para as Mulheres do Estado)
Marcia Short (cantora)
Pocket Show de encerramento área interna Claudia Sisan,Regina Machado, e Márcia Short.
Violão :Jana Vasconcelos
Percussão :Daniela Pena
Área externa com A Banda Didá.
Lançamento do livro “As bambas do samba” com as autoras.
Sobre o produtor
Marilda Santanna e Cláudia Sisan
Marilda Santanna
Pós-doutora pela Universidade de Lisboa-UL-PT bolsista CAPES. Doutorado em Ciências Sociais, mestrado em Artes Cênicas e graduação em História pela Universidade Federal da Bahia. É Professora permanente do Programa multidisciplinar de pós-graduação em Cultura e Sociedade- Pós Cultura, do Mestrado profissional em Artes-PROFARTES, e professora adjunta IV do Instituto de Humanidades Artes e Ciências prof. Milton Santos-IHAC/UFBA.
Claudia Sisan
Claudia Sisan é Doutoranda do Programa Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento( UFBA/UNEB/ IFBA/UEFS/SENAI-CIMATEC/LNCC e professora da Universidade do Estado da Bahia com mestrado em Educação em pesquisa – Université Du Quebéc a Chicoutimi- Canadá , estudou Pedagogia e Composição e Regência . Coordena junto com Marilda Santanna o grupo de Pesquisa Canto de Cada Canto, vinculado ao Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – CULT da UFBA.