Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Inscrições para o curso ‘Ensino da arte pelo ato fotográfico encerram nesta segunda-feira (19)

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Uiler_Costa-Santos

As inscrições para o curso “Ensino da arte pelo ato fotográfico” serão encerradas às 23h59 do dia 19 de abril (segunda-feira) e podem ser feitas de forma gratuita pelo endereço eletrônico: paisagemrevelada.com.br

O curso utilizará o conjunto de fotografias aéreas “Paisagem Revelada” do artista visual baiano Uiler Costa-Santos como recurso pedagógico, a fim de promover experiências significativas de sensibilização do olhar e estímulo do

pensamento crítico.

O conjunto “Paisagem Revelada” é um recorte da série “Sizígia”, pesquisa que vem sendo realizada por Uiler desde 2017, através da fotografia aérea no canal de Itaparica, região da costa baiana, cujo o estudo acompanha diferentes relevos e movimentos da maré construindo novas formas de apreensão da paisagem local.

Com linguagem acessível, o programa do curso abordará conteúdos sobre arte-educação, filosofia, antropologia, arte contemporânea e educação ambiental, em diálogo com fotografias que representam praias, rios, manguezais e a Baía de Todos os Santos.

Ativadas pelo estímulo visual, as fotografias serão associadas às diversas referências que terão, como ponto de partida, usos e costumes da população ribeirinha.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Uiler Costa-Santos

Uiler Costa-Santos, 1983, vive e trabalha em Salvador (BA). É artista visual e educador. Através da fotografia e do estudo das imagens sua pesquisa propõe uma interlocução entre o imaginário da paisagem e as políticas de redistribuição do sensível por parte da abstração. Sua produção toma a imagem como veículo estético ao utilizá-las como instrumento que fornece ao corpo diferentes experiências de percepção a partir de espaços comuns e cotidianos, devolvendo a eles possibilidades de imaginação político-geográficas. Desde 2017 o artista se dedica a série “Sizígia”, pesquisa executada através da fotografia aérea no canal de Itaparica, região da costa baiana, onde acompanha diferentes relevos e movimentos da maré construindo novas formas de apreensão da paisagem local. Já colaborou com veículos como National Geographic Brasil e National Geographic Traveller UK, Four Seasons, Board de Turismo de Salvador entre outros.  É colunista convidado do Iphoto Channel e do blog português Fotografia DG e desde 2015 ministra cursos de formação em fotografia com ênfase em técnica e pesquisa poética. Seu trabalho artístico é representado pela Paulo Darzé Galeria (BR) e pela Art & Emotion (CH).

O que: Curso “Ensino da arte pelo ato fotográfico”

Quando: 20 a 24 de abril

Onde: Plataforma Zoom

Público: Professores do Ensino Fundamental II das redes pública e privada

Inscrições até 19 de abril pelo site: www.paisagemrevelada.com.br

Compartilhar:

Mais lidas