Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Intervenções artísticas urbanas são legado do 2º Festival MA_SSA

3 minutos de leituraModo Leitura
ssa-fest_Massa_Reiv_Crdito_AndrFofano

Apesar de ainda não ter começado, a segunda edição do Festival MA_SSA (23 e 24/7) já deixou sua marca para o público. Como resultado de intervenções dos artistas plásticos Elano Passos e Reiv, duas ruas movimentadas de Lauro de Freitas ganharam os traços e as tintas deles, que agora irão fisgar o olhar de quem passar por ali.

“Apesar de a programação do festival ter sido adaptada para o ambiente digital, fizemos questão de manter pelo menos uma das atividades no meio físico, não apenas para realizar um registro dessa edição, mas para fazer referência à essência do evento, que foi idealizado para contemplar a comunidade, num esforço de democratizar a arte”.

A intervenção de Elano Passos está no prédio do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que fica na Av. Santos Dumont (Estrada do Coco), no Terminal Rodoviário de Portão. Quem entra em Lauro de Freitas vindo do litoral norte inevitavelmente vê os desenhos do artista, que tem como marca representar a Bahia na delicadeza do preto e branco. “Foi a primeira vez que produzi uma arte para ficar nas ruas. Uma experiência muito bacana”, comenta.

Já o grafiteiro Reiv é um apaixonado por fazer letras e, mantendo sua preferência, pintou seu nome no muro do Estádio Municipal de Lauro de Freitas, na Av. Brigadeiro Mário Espingaus. São letras carregadas da personalidade artística dele, que agora poderá conquistar a admiração de quem passar por ali.

O FESTIVAL – A segunda edição do MA_SSA acontece nesta sexta-feira (23) e sábado (24) com diferentes atrações no site www.festivalmassa.com.br. Uma delas é a uma galeria de arte em realidade aumentada, onde expõem 10 artistas plásticos baianos, incluindo Elano Passos, Reiv, Pietro Leal, Malfeitona, André Fofano, Franco Santos, Neto Maia, Fino, Nara Gentil e o estreante nas artes visuais, Pedro Pondé.

Nos dois dias acontecem lives musicais às 20h, sendo a primeira da rapper baiana Duquesa, nome artístico de Jeysa Ribeiro, que iniciou sua carreira em 2015 na sua cidade natal, Feira de Santana (BA), e desde então vem apresentando um trabalho autoral de consistência. O show de Duquesa conta com intervenções virtuais das VJs Ani Haze e Vic Zacconi.

Já no sábado, quem invade as telas com sua música é o cantor, compositor e ator Pedro Pondé, que vai mesclar sucessos da sua carreira e canções do seu novo álbum, “Simples Assim”. O disco é o sétimo de sua carreira e foi lançado em março, tendo sido definido pelo artista como um álbum solo, livre de amarras e rótulos.  O show de Pondé conta com intervenção da VJ Selene.

Nos dois dias de programação, haverá hacklabs com a proposta de debater sustentabilidade e economia criativa. No dia 23, “Por Dentro do Processo Criativo” é o tema, e os participantes serão os próprios artistas do projeto com mediação da produtora Rafaela Moreira. No dia 24, a produtora Maria Clara Amorim, o educador e diretor musical Igor Gnomo e a produtora e artista LGTBQIA+ Laís Marques conversam sobre “Empreendedorismo Cultural e Sustentabilidade”, com mediação da pesquisadora e consultora em impacto social, Leana Mattei.

Os hacklabs acontecem de 19h às 20h e já estão com inscrições abertas pelos links:

https://www.sympla.com.br/hacklab–por-dentro-do-processo-criativo__1277718

https://www.sympla.com.br/hacklab–empreendorismo-cultural-e-sustentabilidade__1277722

 

: Instagram: @festivalmassa

Site: www.festivalmassa.com.br

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *