Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

IPAC apoia primeira ópera produzida na Bahia em turnê internacional

2 minutos de leituraModo Leitura
GilbertoGil

Uma extensa turnê internacional com quase um mês (novembro) de trabalho em Lisboa (Portugal), além de apresentações em Londres (Reino Unido), Reggio Calabria (Itália), Basel (Suíça) e até Helsinki (Finlândia) marcam as ações do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) neste final de ano (2017). 

O NOP está levando apresentações da primeira montagem operística baiana, com músicos e cantores baianos, a fazer uma turnê internacional desse porte. O NOP conta com apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura (SecultBa), que realizou convênio para projeto de residência artística, atualmente Palácio da Aclamação, onde realizam reuniões, ensaios, saraus e apresentações.

Nessa viagem, o NOP integra a turnê ‘Preludio’ do cantor e compositor baiano, Gilberto Gil, que convidou ainda a banda Cortejo Afro. O NOP estará em todos os concertos e músicas apresentadas. Sempre, no início, o NOP fará duas peças da ópera Treemonisha, além de participar de uma música de Gil. Outra parceria com o IPAC foram os Ensaios 2016/2017 do Cortejo Afro na Praça das Artes (Pelourinho), também espaço do Instituto. Nesse período, se apresentaram o NOP e Gilberto Gil na Praça das Artes. Em fevereiro, Gilberto Gil abriu os ensaios do núcleo no Palácio da Aclamação.

https://goo.gl/35ue45

ARTISTAS BAIANOS “Fora da turnê com Gil, teremos ainda apresentações em Lisboa, onde temos contato com o Conservatório de Música de Lisboa e com a Universidade Nova de Lisboa”, explica Graça Reis a soprano do NOP. Ela lembra que tudo a ser apresentado foi produzido na Bahia e por baianos. “Não só cantores e músicos, como figurinos e cenário criados pelo artista baiano, Alberto Pita”, comemora ela. A turnê coincide com as comemorações e campanhas pelo Mês da Consciência Negra que transcorre em novembro, integrando essa programação do governo estadual.

https://goo.gl/hs1Gu1

https://goo.gl/RAU7RZ

Compartilhar:

Mais lidas