IPAC realiza atividade de educação patrimonial em Itaparica
O município de Itaparica (à 29,7 km de Salvador), recebe nesta quinta-feira (21), às 14h, uma atividade gratuita de educação patrimonial na Mirante do Solar – Casa de Cultura e Ética, ministrada pela equipe de técnicos de restauro do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).
Desde 14 de dezembro, a equipe técnica do IPAC, formada por dois historiadores, um técnico e uma coordenadora de restauro, se encontram na cidade para restaurar o Caboclo, com o intuito de preservar as feições anteriores e originais da peça, que foi distorcida com as repinturas e aplicação de camadas que não faziam parte da obra original.
“O objetivo do evento é mostrar à população da cidade, como está sendo feito o trabalho de restauração do Caboclo, uma peça histórica, que faz parte da tradicional festa de 7 de Janeiro em Itaparica”, conta a coordenadora de restauro do IPAC, Kátia Berbert.
Caboclo – No dia 7 de janeiro de 1823, o exército concentrado na vila de Itaparica, formado majoritariamente por populares, caboclos, negros e mestiços, deteve o desembarque de parte da tropa portuguesa, dificultando assim, consideravelmente, a manutenção da hegemonia lusa na Província em Itaparica. A cada ano, promove-se então uma série de manifestações cívicas e religiosas, destacando a apresentação do caboclo no Centro Histórico da cidade.
Serviço
Educação Patrimonial em Itaparica
Quando: 21 de dezembro (quinta-feira)
Horas: 14h
Onde: Mirante do Solar – Casa de Cultura e Ética, em Itaparica