Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Jequié abre inscrições para o ‘Narrativas Patrimoniais’

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
jequie2

Já estão abertas as inscrições para o programa ‘Narrativas Patrimoniais’ para interessados em Jequié e região. São palestras e cursos gratuitos que visam dialogar e qualificar proponentes de projetos para as linhas de fomento da secretaria estadual de Cultura (SecultBA). São focados nas áreas de arquitetura, urbanismo, museus, patrimônios culturais materiais e imateriais. O programa propõe diálogo, fomento e qualificação para produtores culturais, agentes públicos, artistas, arquitetos, gestores culturais e qualquer profissional interessado em elaborar projetos para a SecultBA.

O evento acontece em 17 de junho no auditório do Museu de Jequié, localizado na Avenida Rio Branco, s/nº, área central da cidade.

As vagas são limitadas, a inscrição é gratuita e feita até 17 de junho com formulário no link https://goo.gl/ymXKBr e através do endereço eletrônico narrativaspatrimoniais@ipac.ba.gov.br. A iniciativa é do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), com apoio da superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), instâncias da SecultBA. A abertura do evento contará com presença do prefeito de Jequié, Luiz Sérgio de Almeida. Dentre os palestrantes, os museólogos Antônio Varjão, Karine Porto, Carine Novaes e a presidente da associação dos Amigos do Museu Histórico de Jequié (Assam), Lúcia Teixeira.

EDITAISO Museu de Jequié foi contemplado com um projeto de Plano Museológico vencedor do Edital Setorial de Museus do IPAC/SecultBA. O projeto foi proposto pelo músico Marcos Martins e executado com recursos de R$ 50 mil do Fundo de Cultura da Bahia. “O plano é fundamental para a cidade”, afirma a museóloga Carine Moraes. Segundo ela, a requalificação museológica aplica estratégias de gerenciamento da qualidade do equipamento e seu funcionamento a médio e longo prazos com subsídios conceituais e técnicos.

Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, os Editais integram a política pública de fomento à cultura da SecultBA. “Os editais são mais uma ferramenta para a transparência e a democratização na distribuição de recursos públicos, possibilitando participação efetiva da sociedade”, explica João Carlos. Via editais de Museus, o IPAC possibilita projetos de preservação, valorização, pesquisa, inventário, difusão, dinamização e qualificação. Já os editais de patrimônio, permitem a salvaguarda, restauração e educação patrimonial.

, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Compartilhar:

Mais lidas