João José Reis no TVE Entrevista Especial com Bob Fernandes
Escravidão no Brasil, afirmação identitária dos povos negros na Bahia e o lançamento do novo livro são alguns dos assuntos da entrevista especial desta quarta-feira (27), com um dos mais importantes historiadores do Brasil, João José Reis, no programa com o jornalista Bob Fernandes, às 21h30, na TVE. A entrevista estará disponível também no YouTube e Facebook da emissora pública baiana.
Considerado referência mundial para o estudo da escravidão no século XIX, João falou sobre a afirmação dos povos negros na cidade de Salvador que, segundo ele, é resultado de anos de trabalho da militância identitária e política negra.
Para o professor, a cidade ainda precisa encontrar um político que represente os interesses dessa população. “Não é apenas uma questão identitária, é uma questão de traduzir essa demografia volumosa em oportunidade educacional, de trabalho, cultural”, avalia.
Ao longo da carreira, o historiador publicou diversos livros e, recentemente, lançou ‘Ganhadores: A greve negra de 1957 na Bahia’. No programa, ele fala sobre a história da obra, o contexto da greve e cita ainda as revoltas que ocorreram na época, narradas em livros anteriores escritos por ele.
O pesquisador baiano, considerado uma autoridade em história da escravidão, fez uma análise sobre o tema e afirmou que, no Brasil, ela é estruturante. “Nós tivemos cerca de trezentos anos de escravidão. A maior parte da nossa história é sobre a escravidão e ela contaminou absolutamente cada canto da nossa sociedade”.
O TVE Entrevista Especial será exibido em horário alternativo no sábado (30), às 15h, e no domingo (01), às 19h, e poderá ser assistido também no Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline.
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
instagram.com/tvebahia
Serviço:
O que: TVE Entrevista Especial com João José Reis
Quando: Quarta-feira (27), às 21h30. Horário alternativo: Sábado (30), às 15h, e domingo (01), às 19h
Onde: TVE, Youtube, Facebook, Twitter e Portal www.tve.ba.gov.br/tveonline