Jorge Amado e artistas visuais é tema de palestra da “Funceb na Flipelô”
Dentro da programação Funceb na Flipelô o professor e artista plástico Dilson Midlej realiza a palestra Uma escritura de imagens: Jorge Amado e as artes visuais na Bahia.
O evento gratuito acontece na próxima sexta-feira (11), a partir das 15hs, no Centro de Formação em Artes (CFA/Funceb), localizado no Pelourinho.
A palestra aborda as principais ideias do escritor Jorge Amado relativas ao universo das artes plásticas, tendo como referência textos sobre artistas baianos publicados em seus romances. A aproximação aos artistas é feita predominantemente a partir dos comentários do escritor, e neles foram encontrados os critérios das análises utilizadas, notadamente o determinismo em relação às artes plásticas e à defesa da arte socialmente engajada.
Em um artigo científico escrito por Dilson, que tem o mesmo título da palestra, ele fala sobre a relação de Jorge Amado com os artistas plásticos: “Jorge Amado era de grande generosidade com os artistas em geral e, em especial, com os artistas plásticos, não podemos considerá-lo um crítico de arte, pois seus textos não eram de natureza analítica”.
A programação Funceb na Flipelô, para a Festa Literária do Pelourinho – Flipelô – seguem até o próximo domingo (13/08). A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), participa da Festa por meio da Coordenação de Literatura da Diretoria das Artes (Dirart/Funceb) e do Centro de Formação em Artes (CFA), realizando ações de literatura, em transdisciplinaridade com artes visuais, dança, música e teatro.