Laboratório Sala de Roteiristas: formação para mulheres iniciantes no audiovisual abre inscrições gratuitas
As mulheres representam cerca de 52% da população brasileira, segundo o IBGE, mas a participação feminina em posições de destaque não é a mesma na sociedade. Um levantamento da Agência Nacional de Cinema (Ancine) entres as 2.583 obras registradas no órgão, apenas 22% tinham mulheres no cargo de roteiro.
Com o objetivo de aliar conhecimento e prática acerca da dramaturgia audiovisual em três linguagens distintas, ficção live action, documentário e ficção em animação, estão abertas as inscrições para o Laboratório Sala de Roteiristas, um espaço de formação para os estudos e desenvolvimento de roteiros escritos por mulheres roteiristas iniciantes.
O curso é totalmente gratuito, 100% online e voltado para mulheres acima dos 18 anos, moradoras do estado da Bahia há pelo menos 2 anos e que não tenham nenhum roteiro já filmado. As inscrições são gratuitas e estão abertas desta segunda-feira (01/02) até o dia 14/02.
O projeto foi idealizado pela Argonautas Filmes e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – Funceb (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Como se inscrever no Laboratório
Com a proposta de criar um espaço que se aproxime de uma sala de roteiristas virtual, buscando promover o intercâmbio de ideias, conceitos, habilidades e experiências entre as participantes, o Laboratório Sala de Roteiristas proverá a formação através de três oficinas de roteiro e cinco MasterClasses sobre mercado audiovisual e direitos autorais.
Serão disponibilizadas 60 vagas, distribuídas em três oficinas, com 20 participantes em cada uma delas: Roteiros de Ficção em animação, Ficção Live Action e Documentário. No total, 50% das vagas são destinadas às mulheres negras, 10% para mulheres indígenas e 30% para residentes no interior da Bahia. As MasterClasses serão gratuitas e abertas ao público em geral, através de inscrições que serão previamente divulgadas na imprensa e redes sociais do projeto.
As roteiristas interessadas em participar poderão se inscrever através do link disponível no site e nas redes sociais do Laboratório Sala de Roteiristas (@saladeroteiristasbr). A divulgação do resultado das inscrições acontecerá no dia 16 de fevereiro, no site do projeto.
As oficinas acontecem através de encontros online com três horas de duração, entre os meses de fevereiro e março, totalizando 24 horas de formação. Já as MasterClasses, também virtuais, terão duração de duas horas. Ao todo, serão dois meses de atividades.
Com o objetivo de incentivar novos talentos que desejam seguir carreira como roteiristas profissionais, além de orientar, de alguma forma, as roteiristas iniciantes para o mercado, cada participante deverá desenvolver um roteiro de curta metragem de até 10 minutos de duração, que deverá ser apresentado ao final do curso. O roteiro poderá ser uma criação original ou uma adaptação de uma obra literária em domínio público.
O Laboratório Sala de Roteiristas conta com a coordenação pedagógica de Maíra Bianchini, doutora em Comunicação e pesquisadora dedicada ao estudo do mercado audiovisual brasileiro e internacional. As oficinas serão ministradas pela roteirista e produtora audiovisual, Carollini Assis, pelo roteirista e doutor em Artes Cênicas, Victor Cayres e pelo roteirista e mestre em Educação, Gustavo Erick, co-fundador da Argonautas Filmes.
Mais informações sobre o Laboratório Sala de Roteiristas estão disponíveis no site www.saladeroteiristas.com.br.
Sobre os professores
Carollini Assis é jornalista formada pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e especialista em Roteiros para TV e Vídeo pela Unijorge (2006). Estudou Realização Cinematográfica na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Os últimos trabalhos que assina como roteirista são a série de ficção Pensão Ludovico (em produção); a série híbrida Fé, Coragem e Misticismo – Las Indomables, selecionada para o Salão de Produtores do FICCALI (Colômbia), Mercado Entre Fronteras (Argentina) e Laboratório de Projetos do Bolívia Lab (Bolívia); o longa doc Anésia (em desenvolvimento), e o longa doc Cidade Reluzente, conceituado em transmídia, em pré-produção. É diretora da Bocapiu Conteúdo Criativo, realizadora do festival literário focado em adaptação, o SSA Adapta, e criadora da Live de Roteiristas, realizada em parceria com a ¡Candela! Produções Audiovisuais.
Gustavo Erick é mestre em Educação (Uneb/BA), Especialista em Roteiros e Programas Audiovisuais (Unijorge/BA). Como docente, leciona um dos cursos de roteiro para séries de Ficção no Laboratório Usina do Drama, iniciativa do programa de extensão Estação do Drama (Ufba) e ainda é professor do curso de Cinema e Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Unijorge/Lumno. Desenvolveu projetos de obras audiovisuais, consultorias e escrita de roteiros de séries de ficção e documentais para diversos canais de tv, agências e produtoras independentes brasileiras. Os últimos trabalhos em que assina como roteirista foram as série de tv “Cícero” (Grupo Opinião/SBT/BAND/RECORD), Biografias Urbanas (TV Jornal/Recife), “Pequeno Gigante” (TV Brasil), “Gravador de Histórias” (CineBrasil TV) e Criativos.BR (BAND, Lifetime, Fashion TV e TV Tambaú). Atualmente, é roteirista chefe da série GRUV SPACE PLAYGROUND,, já em pré-produção. É ainda sócio fundador da Argonautas Filmes, produtora de conteúdo para roteiros e projetos audiovisuais.
Victor Cayres é Doutor em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na Université de Lorraine, Metz, França. Tem experiência em desenvolvimento de textos dramatúrgicos para teatro, animação, jogos eletrônicos e eventos multimídia, interpretação e direção teatral, além de ensino, pesquisa e publicação em artes. Atua ainda como game designer (Venda+ Starret, 2018; Gamifica Senai, 2019) e também presta consultorias nas áreas de roteiro e game design (Gamebook: Guardiões da Floresta – UNEB, 2015; Educação Livre – Unesco, 2016; Divercult – UNEB, 2019). Como professor, atuou na graduação, pós-graduação e cursos de aperfeiçoamento (UFBA, UNEB, SENAC, Estácio, UNIJORGE). Como roteirista de animação, desenvolveu o projeto de série e o longa-metragem Miúda e o guarda-chuva, em coautoria com Paula Lice, e mais recentemente assina o roteiro do curta Odoyá em fase de produção e em novos projetos de animação e games do projeto Miúda e o guarda-chuva.
SERVIÇO
O quê? Inscrições abertas para o Laboratório Sala de Roteiristas
Quando? De 01/02 a 14/02/21
Onde? @saladeroteiristasbr | Linktree
ACOMPANHE O PROJETO PELAS REDES SOCIAIS
Instagram: Sala de Roteiristas | Instagram
Facebook: Sala de Roteiristas | Facebook