Lançamento da trilha sonora/musical do espetáculo contemporâneo de Artes Integradas/expandida “Águas que lutam”.
O EP – “Águas que Lutam” do multiartista Mauricio Faísca (cantor, compositor, coreografo, encenador, produtor cultural, roteirista e pesquisador, reúne sete faixas autorais. Trata-se da seleção de canções que compuseram o disco “Trajetos” (2013) e do espetáculo de artes integradas também intitulado “Águas que Lutam” (2019), lançado no teatro SESC do município de Barreiras
(BA).
“Águas que Lutam” caminha na busca de uma estética decolonial/contra colonial e invoca as entidades das águas para se movimentarem em diferentes direções por meio da música negra. É uma proposta estética crítica, inquietante, poética, lúdica e encantada, pois nasce e se constrói dialogando com o que o Oeste da Bahia tem de mais belo: a força e a intensidade das águas sagradas que circundam as cidades, os saberes ancestrais, as corporeidades e a diversidade cultural do seu povo. Que se traduz em canção por meio das identidades de Mauricio Faísca e sua biointeração com os ancestrais e os Deuses afro-ameríndios.
O multiartista e diretor cênico Mauricio Faísca, estabeleceu relações sensíveis com artistas de diferentes linguagens do município de Barreiras. Há mais de sete anos ele vem pesquisando músicos, atores, cantores e dançarinos que protagonizam a cena cultural da cidade para montagem de um espetáculo de artes integradas/híbrido que foi lançado no Teatro SESC – Barreiras em 2019 e foi recorde de público no oeste da Bahia e o primeiro espetáculo de arte integrada com interprete de libra ( acessibilidade)
Para produzir e gravar o EP – Águas que lutam, Mauricio Faísca convidou e celebrou parceria com os multi-instrumentistas e produtores musicais Adson Santana, Samuel Borges e Luciano Serravalle.
Na oportunidade (2 de julho de 2021) faremos o lançamento nacional do videoclipe da canção “Unidos pela Paz”. O produto artístico audiovisual que foi produzido na cidade de Barreiras em parceria com a Ôpa Filmes e participação de artistas cênicos da cidade (Bianca Mariá e Ramon Souza). O videoclipe apresenta imagens de duas belas cidades do Oeste baiano, quais sejam, Barreiras e São Desiderio. Trata-se de um produto artístico valioso para nossa sociedade, pois discute o tema da intolerância religiosa, e levanta uma reflexão sobre a importância da diversidade religiosa para contemplação plena da cultura da harmonia entre os seres humanos.
Descrição curta do EP – Águas Que Lutam
O EP “Águas que Lutam” do multiartista Mauricio Faísca (cantor, compositor, coreografo, encenador, produtor, roteirista e pesquisador), reúne sete faixas autorais. Trata-se da seleção de canções que compuseram o disco “Trajetos” (2013) e do espetáculo de artes integradas também intitulado “Águas que Lutam” (2019). Caminha na busca de uma estética decolonial/contra colonial e invoca as entidades das águas para se movimentarem em diferentes direções por meio da música negra. “Águas que Lutam”. É uma proposta estética crítica, inquietante, poética e encantada, nasce da biointeração com os Deuses.
Como Suporte áudio visual o EP- conta com o lançamento nacional do vídeo clipe da canção Unidos pela Paz.
Sobre Mauricio Oliveira (Faísca)
Mauricio Jesus Oliveira é multiartista, Professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Doutorando e Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (UFBA). Especialista em Arte-educação pela Faculdade Olga Mettig. Licenciado em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Bacharel em Comunicação Social pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Foi professor efetivo de Artes da rede estadual de ensino do Estado da Bahia. Ex-dançarino do Balé Folclórico da Bahia; ex-cantor, ator e dançarino da comédia musical Vixe Maria Deus e o Diabo na Bahia. Criador e diretor artístico e cantor/compositor do grupo musical Afro Men (2004 – 2019), tem experiência nas diferentes linguagens artísticas: dança, música, teatro, cinema. Desenvolve Direção Coreográfica e Cênica, Composição Musical e Coreográfica, Canto e Produção cultural. Criou e coordena o projeto de extensão ‘Sexta das Artes’ no IFBA Barreiras e o projeto de pesquisa intitulado Grupo de Investigação Corporal em Artes (GICA), pertencente ao grupo de pesquisa Nego d’ água. Temas Pesquisados: Artes integradas/expandida, corporeidade, Arte-educação, cultura e descolonização/contra colonial e desaprendizagem.
Serviço:
O que: Lançamento do EP – Águas que lutam – Mauricio Faísca;
Onde: Todas as plataformas digitais de música ;
Quando: Dia 2 de julho de 2021;
Pré save: https://tratore.ffm.to/aguasquelutam
Redes Sociais: https://linktr.ee/mauriciofaisca