Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Lançamento de autores baianos da Verlidelas

5 - 6 minutos de leituraModo Leitura
Lancamentos_Academia_

Acontece no dia 17 de abril (quarta-feira) o lançamento dos autores baianos da Verlidelas Editora na Academia de Letras da Bahia (Avenida Joana Angélica, 198 – Nazaré – 3321-4308). São três escritores lançando um total de cinco livros: Noélia Barreto Bartilotti traz os infantis O Livro Falante A Estrelinha Atrapalhada(premiado pela Secretaria de Educação da Bahia), Mogg Mester apresenta seu livro de contos fantásticos, A Alameda dos Algodões Flutuantes, e Fabio Shiva o romance de crítica social Favela Gótica. Além disso, Mester e Shiva integram a antologia de contos sobre a violência humana O Sopro da Besta.

O lançamento começa às 15h, com a visita de turmas escolares e apresentações musicais do grupo Bahia Canta Paz e dos cantores Fabrício Barretto e Melkishow. Às 19h os autores falarão sobre suas obras e haverá sessão de autógrafos. A entrada é franca e todos são bem-vindos. A Academia de Letras da Bahia é contemplada pelo Programa de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A Estrelinha Atrapalhada – Noélia Barreto Bartilotti

Nessa historinha premiada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e selecionada para compor a “Coleção Pactos de Leituras”, Cricri, uma Estrelinha que troca a noite pelo dia, resolve visitar a Terra. Aqui ela vive muitas aventuras na companhia de um Elefantinho e de Nina, que se torna sua melhor amiga. Adotado por escolas públicas, este livro da Tia Nó traz uma história de descobertas que encanta as crianças.

O Livro Falante – Noélia Barreto Bartilotti

Malu adora visitar a biblioteca. Um dia, ela volta para casa sem desconfiar que escolheu um livro bem diferente. O que será que vai acontecer? Acompanhe Malu nessa aventura e descubra um incrível mundo de magia.

A Alameda dos Algodões Flutuantes – Mogg Mester

Em uma realidade desprovida de sentido, onde o fantástico é possível, pessoas se questionam se é o mundo que extirpa o brilho de suas vidas ou se são elas mesmas as responsáveis por suas tragédias pessoais. Como uma assinatura, uma marca ou um aviso, o universo lhes responde da forma mais irônica possível: com uma chuva de algodão. Algo entre o absurdo e o trivial traz consigo essa tempestade que arranca cada personagem de sua comodidade para colocá-lo novamente na roda da vida. Viver é o principal atrativo, mas aprender a morrer pode ser uma boa alternativa. Bem-vindo à Alameda dos Algodões Flutuantes. Nela, uma história reside em cada floco.

Favela Gótica – Fabio Shiva

Bem-vindos a uma realidade alternativa, onde a monstruosidade cotidiana da cidade grande é revelada em toda a sua crueza e crueldade. Um lugar onde os policiais se transformam em lobos quando a noite cai, onde os políticos são vampiros centenários e os viciados são zumbis, dominados por uma droga que provoca o irresistível desejo de comer cérebros. Uma metrópole infestada de criaturas sinistras: ogros, gárgulas, vermes do pântano, endemoniados e seres bestiais acometidos pelo Mal de Circe, que faz vir à tona o lado animal de cada um. É nesse dantesco cenário que vamos encontrar Liana, uma jovem zumbi em sua árdua jornada das trevas da ignorância para a luz do autoconhecimento. Nessa aventura, ela precisa enfrentar os monstros externos e internos se quiser conquistar o grande prêmio: descobrir sua verdadeira natureza; e, assim, cumprir sua missão. Tudo isso em meio a uma trama de assassinato, perseguição e muitas reviravoltas, que envolvem misteriosos seres interdimensionais e um asteroide em rota de colisão com a Terra. Uma história onde a fantasia é tão apavorante que chega a se confundir com a mais pura realidade. 

 

O Sopro da Besta – César Costa e Sergio Carmach (org.)

“Nas circunstâncias certas, todos são capazes de cometer o mal.” A partir desse mote, oito autores narram histórias em que pessoas comuns deixam aflorar a perversidade, latente em toda alma humana. Cada conto desta antologia tem sua própria atmosfera. Em um momento o leitor está rindo diante de uma trama repleta de humor, em outro prende a respiração com o terror vivido por algum personagem. “O Sopro da Besta” mostra que o caminho das trevas pode revelar cenários variados, capazes de proporcionar as mais diversas sensações. Encare essa leitura e surpreenda-se.

 

Noélia Barreto Bartilotti

Nascida em 1950 na cidade de Itaquara/Bahia, formada em Letras pela Universidade Católica do Salvador e empresária no ramo de flores, passou a se dedicar à literatura infantil em 2008. Dentre os 30 livros já criados, destacam-se “A Estrelinha Atrapalhada”, premiado e publicado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, “João Pé de Vento”, traduzido para o italiano e selecionado pelo jornal de Roma “Il Messaggero”, em cuja biblioteca encontra-se arquivado, e “A Espera de Maria”, selecionado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para compor o projeto “Mapa da Palavra”.

noeliaflorania2009@hotmail.com

 

Mogg Mester

Médico veterinário formado pela UFBA, servidor público, psicólogo, pós-graduando no curso de Psicossomática Junguiana do IJBA e escritor, retrata em suas histórias os horrores e as taras sombrias dos humanos. Participa do projeto “Guerreiros Folclóricos” como romancista, é editor e produtor de conteúdos do Clube de Autores de Fantasia, publicou o Volume I da trilogia “A Auriflama do Caos” pela Pimenta Malagueta, integrou o projeto “Escritores Perguntam, Escritores Respondem”, da Cogito, tem um conto na antologia “Panorama da Literatura Brasileira”, de 2015, e participou com dois textos na “Revista Beco das Palavras”. Nas horas vagas, como joalheiro, gosta de esculpir anéis.

lucaslopan@yahoo.com.br

 

Fabio Shiva

fabioshiva@gmail.com

https://youtu.be/FjoydccxJGA

Verlidelas Editora, sediada no Rio de Janeiro, chega ao mercado para investir na publicação de escritores criativos e talentosos, incluindo aqueles que ainda estão em busca de um lugar ao sol. O lema da editora é: “Aqui histórias são pérolas”. Mas, afinal, o que são pérolas literárias? As opiniões variam, às vezes em direção a extremos. Alguns veem como bijuteria tudo que não tenha doses fartas de lirismo ou de acuradas leituras do espírito humano, ou tudo que tenha apelo comercial fácil; outros, ao contrário, só enxergam brilho naquilo que proporciona prazer instantâneo, que possa ser consumido como mero entretenimento. A nosso ver, pérolas são textos (independentemente de estilo) que caminham na linha do equilíbrio, dosando diversão e qualidade.

https://www.verlidelas.com/

https://www.facebook.com/verlidelas/

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *