Lançamento de HQ ilustra Salvador do futuro e impasses tecnológicos
Dimensões alternativas, impasses tecnofilosóficos, redesenho do real – uma ficção científica na cidade de Salvador é o que move a narrativa de -13, -38: amanhã de novo. Com roteiro de Igor de Albuquerque e ilustrações de Amine Barbuda, a graphic novel fomenta a produção de quadrinhos na Bahia e tem lançamento dia 31 de agosto, no Espaço Coaty (Ladeira da Misericórdia, Centro Histórico), às 17h, com entrada GRATUITA.
O enredo de -13, -38: amanhã de novo se desenvolve em torno do cotidiano de Clarissa Huang, uma mulher de ascendência chinesa e afro-brasileira, que vive em Salvador no futuro. Nas 24 horas em que a narrativa se passa, o leitor acompanha um dia comum da vida dessa personagem que lida com temas como o impacto das tecnologias no futuro da humanidade, o impasse filosófico das realidades virtuais e as reconfigurações da história e das artes – Huang trabalha com a poesia do século XVII de Gregório de Mattos. Outra questão central do quadrinho é a discussão sobre o futuro dos espaços urbanos; a cidade – que não se chama mais Salvador e é referida como -13, – 38 (coordenadas geográficas) – aparece como um dos principais pontos de partida das reflexões verbais e visuais do quadrinho.
A dupla criativa responsável pela criação da HQ se inspirou em universos da ficção científica em diversas linguagens, como o cinema, a literatura e as artes plásticas, além de discussões acerca dos processos urbanísticos de Salvador e suas possíveis consequências no futuro. O trabalho especula artisticamente os desdobramentos urbanísticos, sociais e afetivos nos desafiadores cenários do amanhã. O objetivo foi desenvolver um enredo nem distópico (representação negativa do futuro) nem utópico (representação positiva), evitando assim os lugares comuns do gênero da ficção científica.
Diversos espaços do centro histórico podem ser encontrados nas ilustrações de Amine, como o Espaço Coaty, onde será lançado o livro. O espaço foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) na década de 1980 e hoje pertence à prefeitura municipal de Salvador. -13, -38: amanhã de novo tem financiamento da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, através do edital Gregórios 2018. O lançamento conta com a parceria do projeto Instrumentes, financiado pelo mesmo edital.
SERVIÇO
Lançamento: Graphic novel -13, -38: amanhã de novo
Roteiro de Igor de Albuquerque e Amine Barbuda
Dia 31 de agosto de 2019 (sábado), às 17h
Espaço Coaty (Ladeira da Misericórdia, Centro Histórico)
Entrada gratuita
Valor promocional de lançamento: R$ 50
Formato: 64 páginas, 28×40 fechado 56×40 aberto
SOBRE IGOR DE ALBUQUERQUE
Igor de Albuquerque é escritor, editor, tradutor, produtor musical e professor. Formado em Letras pela UFBA e mestre pela UNB, atualmente cursa o doutorado na USP. Realiza pesquisas em literatura e cultura moderna e contemporânea. Fundador e editor da Revista Barril. Diretor do selo digital de música Bim Bom Records. Roteirista da graphic novel -13, -38: amanhã de novo.
SOBRE AMINE BARBUDA
Amine Barbuda é pintora, ilustradora, designer, cenógrafa, arquiteta e urbanista. Graduada pela Universidade Federal da Bahia na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Amine é também mestra em processos urbanos contemporâneos pela mesma instituição. Atua na arte em diferentes processos: quadrinhos, ilustração, pintura e teatro. Foi editora-chefe da Revista Barril (2018) e colaboradora da Universidade do Teatro Vila Velha no ano de 2016. Em 2018, co-dirigiu, foi cenógrafa, e figurinista do espetáculo “Os demônios”, e realizou 46 pinturas em cena que deram origem à exposição “Labirinto Dostoiévski”, realizada no Palacete das Artes, em Salvador-BA, 2019. Em 2017, realizou uma residência de 04 meses em Cuba, financiada pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, que deu origem à exposição “El invento Cubano”, uma instalação com a obra realizada. Em 2019, o material será publicado pela Editora da Assembleia Legislativa da Bahia. Ilustradora da graphic novel -13, -38: amanhã de novo.