Lançamento Documentário “Iemanjá – Sabedoria Ecológica do Coração do Brasil” – Projeto Cinema na Praça
As reverências e homenagens à rainha do mar começam mais cedo em 2018. No dia 31 de janeiro, no Pátio da Barroquinha, e no dia 1º de fevereiro, no Largo do Santo Antônio, às 19h, dentro da programação do projeto Cinema na Praça, será lançado o documentário Iemanjá – Sabedoria Ecológica do Coração do Brasil, da americana Donna Carole Roberts e da canadense Donna Read, junto com a exposição fotográfica Deusas da Natureza, do fotógrafo Gerald Lee Hoffman. O lançamento integra a programação do Projeto Diversão de Verão dos Espaços, da Fundação Gregório de Mattos, com apoio da Prefeitura Municipal de Salvador.
Vinte e um anos se passaram desde a primeira visita da americana Donna Roberts a Salvador. Vinda do Rio de Janeiro, onde participou do Fórum Rio+5, sobre sustentabilidade, se encantou pela cidade e por sua gente. Teve contato com o Candomblé e constatou que aqui na Bahia essa religião, assim como as mulheres negras, tem um papel importante. Passou os anos seguintes estudando a história da Bahia e sua religiosidade. Em 2007, participou da Festa da Boa Morte em Cachoeira, e ficou ainda mais interessada na religião cultuada pelos afros descendentes.
O documentário Iemanjá começou a ser desenvolvido em 2010. Donna, produtora com atuação na América do Norte e Canadá, com projetos na Televisão Pública e Privada destes países, queria contar a história do Candomblé através das vozes das mulheres líderes em suas comunidades, guardiãs do conhecimento e da tradição ancestral, engajadas em campanhas sociais e ambientais. Sustentabilidade ecológica, ética, racismo, intolerância religiosa, respeito são alguns dos temas abordados no documentário, que conta com a participação de Makota Valdina, Mãe Stella de Oxóssi, Mãe Filhinha (1903-2014), Ekedy Sinha e Dra. Denize Ribeiro.
O filme, finalizado em 2015, tem narração da atriz Alice Braga e ganhou pré-estreia mundial em Cachoeira, na época da Boa Morte, com apoio da Secretaria de Cultura da cidade. Uma sessão privada em Salvador foi prestigiada pela comunidade do Candomblé, que, além de aprovar o documentário, destacou a sua importância em fazer parte do currículo das escolas públicas do país. A versão inglesa, com narração da autora Alice Walker, premiada com o Pulitzer Prize por seu livro A Cor Púrpura, tem circulado por festivais internacionais de cinema e eventos especiais na América do Norte e conquistou 4 prêmios de Melhor Documentário.
A repercussão lá fora tem sido muito boa, mas faltava trazer o filme a Salvador, para uma sessão aberta ao público, somente possível agora com o apoio da Prefeitura e da Fundação Gregório de Mattos: “O filme Iemanjá tem muito movimento, graças a Deus (e Deusa!). Principalmente, o filme em inglês. A mensagem do filme, a história do povo de santo, está tocando corações”. A última exibição internacional foi no dia 15 de janeiro, em San Francisco, durante celebrações oficiais para Martin Luther King Jr.
http://www.yemanjathefilm.com/casa-de-iemanjaacute.html
Casa de Iemanjá – Yemanjá the film
www.yemanjathefilm.com
Exibições: San Francisco, CA 15 de janeiro, 2018 14h Liberation Film Festival – Martin Luther King Jr. Celebrations Yerba Buena Center for the Arts – Northern …
|
AS CINEASTAS
Donna Roberts: produtora/diretora com diversos créditos nos Estados Unidos e Canadá, na televisão pública e privada. Trabalhou entre a América do Norte e o Brasil desde 1997, quando participou do Fórum Rio+5 sobre sustentabilidade. Depois do Fórum, visitou a Bahia e a ideia do filme Iemanjá nasceu. Produziu um documentário para a Associação Mulheres pela Paz (São Paulo) sobre o fim da violência doméstica. Produziu também o documentário ganhador do Prêmio Telly para Sea of Uncertainty (Mar de Incertezas) sobre o vazamento de petróleo no Golfo do México (WGCU Public Media). Com um mestrado em Ciências Ambientais, sua tese foi baseada no trabalho de mulheres brasileiras como ativistas e educadoras sócio-ambientais (com participação de líder estimada Makota Valdina Pinto do filme Iemanjá). Criou um projeto cultural de intercâmbio entre mulheres da Bahia e da América do Norte, e tem trabalhado com jovens mulheres do Coletivo de Mulheres do Calafate. Recentemente, ela fez training sobre mudanças climáticas com Vice-Presidente americano Al Gore.
Donna Read: renomada e premiada diretora e editora canadense. Seu trabalho mais conhecido é chamado de Goddess Trilogy (National Film Board of Canada). Esta trilogia é composta dos filmes: Goddess Remembered, Burning Times, e Full Circle. Vinte anos depois, Goddess Remembered continua a abrir festivais de cinema no mundo todo, enquanto a trilogia é também uma importante ferramenta utilizada na educação formal e não-formal. Donna também dirigiu Signs Out of Times, um documentário sobre a polêmica antropóloga Marija Gimbutas, e Permaculture: The Growing Edge, com autora Starhawk. Donna Read é diretora e editora do documentário Iemanjá.
O FOTÓGRAFO
Gerald Lee Hoffman: principal fotógrafo do documentário Iemanjá. Trabalhou na produção de diversos documentários nos Estados Unidos e no Brasil. Possui experiência em fotografia e artes visuais. Gerald também usou seu talento trabalhando com jovens carentes em Santiago, República Dominicana e Salvador, Brasil, para aumentar a autoestima desses jovens, ajudando-os através das artes visuais a interpretar suas vidas e seu mundo. Ele tirou fotografias durante produção do filme Iemanjá e criou a exposição Deusas da Natureza.
SERVIÇO
O que: Exibição do Documentário Iemanjá – Sabedoria Ecológica do Coração do Brasil – Projeto Cinema na Praça
Quando: 31 de janeiro (com exposição fotográfica) e 1º de fevereiro
Hora: 19 horas – Gratuito
Onde: Pátio da Barroquinha (31/01) e Largo do Santo Antônio (1º/02)
Patrocínio: Prefeitura Municipal de Salvador, Fundação Gregório de Mattos e Tatur Turismo