Livro “BoaMática – Uma aventura pelos artefatos matemáticos africanos” será apresentado na Flipelô com proposta de ensino da Matemática a partir de uma perspectiva afrorreferenciada
Autora participa da Varanda dos Escritores da Flipelô no dia 8 de agosto, a partir das 14h , apresentando a obra em evento aberto ao público
A pesquisadora, professora e escritora Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel participa da programação da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, no próximo 8 de agosto, a partir das 14h, na Varanda dos Escritores, onde apresentará seu primeiro livro, “BoaMática – Uma aventura pelos artefatos matemáticos africanos”, publicado pela Editora Amandla, com ilustrações de Edson de Souza.
A participação na Flipelô marca um importante momento na circulação nacional da obra, que une literatura infantojuvenil, ciência e ancestralidade para apresentar uma proposta inovadora de ensino da Matemática baseada na decolonialidade, no aquilombamento e na valorização dos conhecimentos produzidos pelos povos africanos.
Primeiro título de uma coleção de literatura negra infantojuvenil voltada à Matemática afrorreferenciada, BoaMática nasce da dissertação de mestrado de Vanessa Balbina e reúne anos de pesquisa sobre metodologias lúdicas para o ensino da disciplina.
Mais do que um livro infantil, a publicação apresenta uma proposta pedagógica que dialoga com os princípios da descolonização do conhecimento e da decolonialidade, rompendo com a visão eurocêntrica tradicional sobre a origem da ciência e evidenciando as contribuições históricas africanas para a construção da Matemática.
Ao longo da narrativa, crianças, educadores e famílias são convidados a conhecer artefatos matemáticos africanos, aproximando o aprendizado da cultura, da história e da ancestralidade, tornando a Matemática um espaço de pertencimento, identidade e imaginação.
A publicação também dialoga diretamente com as Leis nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas escolas brasileiras. A expectativa da autora é que a obra se consolide como um importante livro paradidático para escolas públicas e privadas, além de contribuir para a formação de professores.
“Meu sonho é que este trabalho possa contribuir para a implementação dessas leis e fortalecer práticas pedagógicas comprometidas com uma educação antirracista e inclusiva.”
Uma Matemática que acolhe

A BoaMática é uma abordagem pedagógica criada por Vanessa Balbina que reposiciona o ensino da Matemática a partir de uma perspectiva afrorreferenciada.
Desenvolvida com base nas experiências da autora na comunidade da Vila Aliança, em Bangu, no Rio de Janeiro, a metodologia rompe com modelos tradicionais baseados na memorização e na punição do erro, propondo uma aprendizagem acolhedora, significativa e conectada às vivências dos estudantes.
A proposta integra literatura infantil, robótica, tecnologia, histórias em quadrinhos, arte, cultura STEAM, oralidade, escuta e saberes ancestrais africanos, devolvendo aos estudantes o protagonismo na construção do conhecimento.
Mais do que ensinar cálculos, a BoaMática propõe educar pela Matemática, transformando a sala de aula em um espaço de resistência, consciência crítica, criatividade e emancipação social.
Circulação nacional
O livro foi lançado nacionalmente durante o COPENE – Congresso Brasileiro de Pesquisadores(as) Negros(as), realizado na Universidade de Brasília (UnB), entre 28 e 31.07. Desde então, Vanessa Balbina iniciou uma circulação pelo país para apresentar a BoaMática em escolas, universidades, instituições culturais e espaços de formação docente. A participação na Flipelô integra essa agenda de encontros com leitores, educadores e pesquisadores.
Sobre a autora
Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel nasceu na Vila Aliança, em Bangu, no Rio de Janeiro. Professora de Matemática, pesquisadora autônoma, escritora e Mestra em Educação, dedica sua trajetória à construção de práticas pedagógicas comprometidas com a equidade racial e a democratização do conhecimento.
Sua relação com a Matemática mudou ainda na adolescência, quando conheceu uma professora negra que lhe apresentou uma nova forma de aprender e acreditar em seu potencial. A frase “A inteligência é a nossa herança” tornou-se um marco em sua trajetória e inspira, até hoje, seu trabalho com crianças, jovens e educadores.
Ao longo da carreira, Vanessa recebeu 11 reconhecimentos nacionais, entre eles o Prêmio Shell de Educação Científica e o Prêmio Paulo Freire. Agora, inicia uma nova etapa como autora de literatura infantojuvenil, levando a BoaMática para diferentes regiões do Brasil.
Serviço
Participação na Flipelô – Varanda dos Escritores
Autora: Vanessa Balbina da Silva Lopes Miguel
Livro: BoaMática – Uma aventura pelos artefatos matemáticos africanos
Data: 8 de agosto
Horário: A partir das 14h
Local: Varanda dos Escritores – Flipelô
Instagram: @boamaticaoficial
