Livro celebra a memória da escritora baiana Helena Parente Cunha
Lançamento de ‘Helena Parente Cunha: escrita, ternura e compromisso’ será na próxima terça-feira (19), na Academia de Letras da Bahia
Na próxima terça-feira (19), às 17h, a Academia de Letras da Bahia (ALB) será palco do lançamento de ‘Helena Parente Cunha: escrita, ternura e compromisso’, que sai pela editora Via Litterarum. O evento é aberto ao público.
Organizado pelo presidente da ALB, Aleilton Fonseca, o livro reúne ensaios de professores e pesquisadores que se dedicam aos estudos literários e, em particular, à obra da escritora baiana. São eles: Moema Parente Augel, Evelina Hoisel, Antonia Torreão Herrera, Lígia Telles, Maximiliano Torres, Lílian Almeida de Oliveira Lima, Malane Apolonio da Silva, Rosana Ribeiro Patricio, Anélia Montechiari Pietrani, Regina Antunes-Meyerfeld e o próprio Aleilton Fonseca.
Poeta, ficcionista, tradutora, professora universitária, pesquisadora, ensaísta e crítica literária, Helena Parente Cunha (1929-2023) formou-se em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A estreia na literatura foi em 1960, com o livro de poemas ‘Corpo no Cerco’. Ao longo da vida, produziu um trabalho de grande importância, em um total de 26 obras, muitas delas traduzidas em países como França, Alemanha, Inglaterra e Itália. A mais conhecida, ‘Mulher no espelho’, foi publicada no Brasil e teve traduções em vários idiomas, incluindo inglês e alemão.
Composta por poesia, romances, contos e ensaios, a literatura de Helena Parente Cunha foi marcada por uma linguagem inovadora e temas que tratam da condição da mulher na sociedade, de forma crítica e esclarecedora. “Sua obra tem sido estudada nas universidades brasileiras, como uma decisiva contribuição à literatura da mulher contemporânea”, destaca Aleilton Fonseca, que teve contato com a força poética da autora ainda nos anos de 1980. Nos anos 2000, ele a conheceu pessoalmente e se tornaram amigos. A partir daí, o presidente da ALB contribuiu com a escritora: foi coorganizador de ‘As formas informes do desejo’ (2010), e escreveu o prefácio de ‘Falas e falares: minicontos’ (2011).
Radicada na capital fluminense, Helena Parente Cunha faleceu em 2023, aos 93 anos. Foi professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro correspondente da Academia de Letras da Bahia. “Helena foi uma escritora extraordinária, bastante premiada, que nos deixou uma obra muito importante. A homenagem da ALB, através desse lançamento, é o reconhecimento pela convivência e pelo valor de seu legado, como forma de manter seu nome presente e cultivar sua memória”, ressalta Aleilton.
Durante o lançamento do livro na ALB haverá bate-papo e sessão de autógrafos.
SERVIÇO
O QUE: Livros na Mesa – Lançamento de ‘Helena Parente Cunha: escrita, ternura e compromisso’
QUANDO: 19 de agosto, terça-feira, às 17h
ONDE: Academia de Letras da Bahia – Av. Joana Angélica, 198, Nazaré
QUANTO: Entrada aberta ao público
