Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Longas da RT Features estão entre os melhores exibidos no Festival de Cannes

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Cannes.Premiados2

A edição de 22 de maio da Hollywood Reporter traz matéria especial sobre o 72º Festival de Cannes e elege os 14 melhores longas apresentados durante o evento na França, que termina com o anúncio dos vencedores no próximo sábado (25/5). Entre os filmes eleitos pela revista, estão os três longas produzidos pela RT Features, do brasileiro Rodrigo Teixeira: A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃOTHE LIGHTHOUSEPORT AUTHORITY.

Exibido na competição oficial na mostra Un Certain Regard, o novo filme de Karim Aïnouz A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO, livremente inspirado no livro homônimo de Martha Batalha, é produzido em parceria com a alemã Match Factory e traz no elenco Fernanda Montenegro, Carol Duarte, Júlia Stockler e Gregório Duvivier. De acordo com o crítico da revista, David Rooney, “o filme é muito mais complexo do que seu enredo sugere, com sinuosas passagens sedutoras, tenras, tristes e brutas”.  

Classificado pela Hollywood Reporter como “claustrofóbico, um conto alucinatório, que mistura lendas marítimas, mitologia e terror sobrenatural”, THE LIGHTHOUSE, de Robert Eggers (A Bruxa) e protagonizado por Willem Dafoe e Robert Pattinson foi exibido na Quinzena dos Realizadores, arrancando aplausos do público e da crítica.  

Também exibido na competição da mostra Un Certain Regard, PORT AUTHORITY, da diretora Danielle Lessovitz, foi elogiado pela crítica por trazer à tona a cena queer de Nova York, ao contar a história de amor entre Paul e Wye, uma mulher transexual, interpretada por Leyna Bloom, a primeira trans negra na Competição Oficial do Festival de Cannes.  

…  

Sinopse “The Lighthouse”
De Robert Eggers, mesmo diretor visionário da obra prima moderna de terror, A Bruxa, chega este conto hipnótico e alucinante de dois guardas de farol em uma remota ilha na Nova Inglaterra nos idos de 1890.   

Sinopse “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”
Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis. Ambas têm um sonho: uma, se tornar uma pianista profissional; a outra, encontrar o amor verdadeiro. As duas são separadas pelo pai e forçadas a viver distantes. Sozinhas, elas irão tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem da esperança de se reencontrar.  

Sinopse “Port Authority”
Nos degraus da estação central de ônibus de Nova York, Port Authority, uma garota chamada Wye dança vogue com seus irmãos. Paul, um jovem recém-chegado em NY, observa-a fascinado pela sua beleza. Assim que a procura, um amor intenso floresce entre eles.   
Wye apresenta-o para a comunidade de baile KIKI, uma subcultura LGBTQ underground e para sua casa, uma família escolhida por ela mesma. Mas quando Paul percebe que Wye é transexual, ele é forçado a confrontar seus sentimentos por ela e pelas forças sociais que buscam romper seus laços.  

SOBRE A RT FEATURES

Fundada e dirigida por Rodrigo Teixeira, a RT Features é uma produtora nacional e internacional de conteúdo cultural e entretenimento para cinema e televisão, com base em São Paulo, Brasil, e escritório em Nova York, nos EUA. Dentre outras produções, seu currículo conta com os longas-metragens O Cheiro do Ralo (2006), O Abismo Prateado (2010), Tim Maia (2014), Alemão (2014), O Silêncio do Céu (2016) e a série O Hipnotizador (para a HBO Latin America em 2015).   

No mercado internacional, a RT Features produziu os longas Frances Ha (2013), O amor é estranho (2014), Love (2015), Mistress America (2015), A Bruxa (2016), Patti Cake$ (2017) e Me chame pelo seu nome (2017), indicado ao Oscar em quatro categorias tendo sido vencedor por Melhor Roteiro Adaptado. Em 2018, entre outros filmes, a RT Features produziu o novo filme de James Gray, Ad Astra, e no Brasil o longa-metragem A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, ambos com previsão de estreia em 2019.        

Dedicada a trabalhar com jovens e talentosos diretores desde a sua criação, a RT Features formou uma joint venture com a Sikelia Productions, de Martin Scorsese, com o objetivo de produzir filmes de cineastas emergentes em todo o mundo. O primeiro longa-metragem desta parceria, A Ciambra, estreou na Quinzena dos Realizadores em 2017, e o segundo filme, Port Authority, acaba de ser selecionado para o Festival de Cannes, onde terá estreia mundial na mostra oficial Un Certain Regard.

Compartilhar:

Mais lidas