“Longe do Paraíso”, de Orlando Senna, segue em cartaz em Salvador e entra em circuito nacional
O longa-metragem “Longe do Paraíso”, mais recente produção do cineasta, escritor e jornalista baiano Orlando Senna, segue em cartaz em Salvador, na Saladearte CineMAM. O filme pode ser conferido às 15h25 na sexta-feira, e às 15h55 no sábado, domingo, segunda e quarta-feira.
Com lançamento nacional, “Longe do Paraíso” também está em exibição nas cidades de Porto Alegre, Fortaleza, Vitória e Rio de Janeiro. A obra, que estreou nos cinemas de várias cidades brasileiras no dia 07 de novembro, teve pré-estreia em Salvador no dia 06, no Cine Glauber Rocha, onde lotou a sala.
Filmado na Chapada Diamantina, o longa aborda o conflito agrário no Brasil — tema que Senna começou a explorar há mais de duas décadas. Orlando Senna Senna revelou que o roteiro foi escrito em 1998, inspirado por José Saramago e seu romance O Evangelho Segundo Jesus Cristo. A narrativa de “Longe do Paraíso” estabelece um diálogo com o livro Caim, do mesmo autor, reinterpretando um mito bíblico no contexto da luta pela terra no Brasil. A metáfora de “irmão matando irmão” expressa, segundo Senna, o drama das disputas agrárias e a brutalidade do cenário em que se desenrolam essas histórias.
Distribuído pela Borboleta Filmes e produzido pela Araçá Filmes, o longa é mais do que uma realização cinematográfica. É um retrato social e uma homenagem aos trabalhadores rurais, integrantes do Movimento Sem Terra e pequenos agricultores, representando a culminação de mais de duas décadas de trabalho e pesquisa sobre um tema tão crucial para o Brasil.
Link do trailer: https://www.youtube.com/watch?v=mdVa9XfaHcc
Link do site: https://borboletasfilmes.com/longe-do-paraiso/
Ficha Técnica
Direção e roteiro: Orlando Senna
Produção: Solange Souza Lima Moraes – Sol Moraes
Produção Associada: Conceição e Orlando Senna
Assistência de direção: Cecília Amado
Elenco: Ícaro Bittencourt (Kim), Emanuelle Araújo (Bel), Heraldo de Deus (Jesus), Sônia Dias (Madame), Bertrand Duarte (Juca Sargento) , Caco Monteiro (Capitão da Polícia), Felipe Mago (Líder MST), Everton Machado (Manel), Aline Brune (Marta), Lavínia Alves (Samanta)
Fotografia e Câmera: Pedro Semanovisch
Música: David Tygel
Montagem: Luiz Guimarães Castro
Som: Fernando Cavalcante
Direção de arte: Carol Tanajura
Finalização: realizada na Visom Digital, coordenada por Carlos de Andrade.
Distribuidora: Borboleta Filmes
Fotos: Fabrici Rocha