Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

LPG BAHIA apresenta “O ÁS DE OURO – Uma Saga Sertaneja de Vingança e Perdão”

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Recital da trilogia poética da obra do centenário poeta Tude Celestino de Souza, interpretado pela atriz e ativista Maria JusTina Tude, filha e herdeira intelectual do autor, inicia circulação em Ipirá

Com narrativa de uma saga fictícia inspirada na vida do pai do autor, Tude Celestino de Souza, a trilogia poética O ÁS DE OURO é considerada a sua obra mais emblemática, revelada na contemporaneidade pela interpretação de sua filha, a atriz, artista da palavra e ativista JusTina Tude, como tributo à memória da poesia legitimamente nordestina em sua feição de sertanidade e linguagem matuta.

“É uma composição marcada por traços notadamente sertanejos em sua linguagem e que narra a catártica saga fictícia de um indivíduo atormentado pelo sentimento de vingança e a sua ascensão humana, tendo o perdão como elemento de purificação “, destaca Tina.

Em celebração à arte da palavra e à estética da sertanidade, o recital “O ÁS DE OURO – Uma Saga Sertaneja de Vingança e Perdão”, chega à cidade de Ipirá, Bahia, em única apresentação, no Centro Cultural Elofilo Marques, dia 27 de novembro (quarta), às 19h e, nas etapas seguintes de circulação, também passará pelos municípios de Feira de Santana e Lauro de Freitas.

Com foco na difusão da obra e memória do centenário poeta Tude Celestino de Souza (1921-1989) que, dentre outras perspectivas, propõe a prática de recitais como um dispositivo para promoção da poesia em sua dimensão de oralidade, para além dos limites da leitura e do suporte habitual do papel e do livro, o movimento ATiTude CelesTina traz a Poesia Tudina para o grande público. A nomenclatura faz alusão ao desejo da intérprete de promover também um tributo póstumo ao autor –  literata radicado no então distrito de Ipitanga, atual município de Lauro de Freitas/Bahia, cuja obra e pensamento marcam na história local o mais relevante legado literário atribuído a um cidadão ipitanguense, estando frequentemente associado à reflexão da ancestralidade, literatura e memória da região.

Tude Celestino de Souza, conhecido como o poeta de Ipitanga, fora autodidata, tendo cumprido os estudos formais apenas até o 4º ano primário, embora se possa verificar em sua literatura referências estilísticas dos grandes clássicos, sugerindo elevada erudição, que o notabilizou entre seus contemporâneos. Acometido pelo diabetes, cegou ao tempo em que nascera sua filha mais nova, mais tarde, intérprete e guardiã de sua obra. Dada sua exuberância estilística e rigor literário, fora declarado pelo poeta, jornalista e jurista Jehová de Carvalho como “um ente sagrado de impossível repetição”. 

Este projeto foi contemplado no edital VOZES CULTURAIS DA BAHIA pela Lei Paulo Gustavo e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do Ministério da Cultura, Governo Federal

FICHA TÉCNICA

Texto – Tude Celestino de Souza 

Interpretação – Maria JusTina Tude 

Trilha Sonora – Igor Gnomo

Libras – Cintia Santos

Produção Executiva – Rafael Martins

Foto – André Fofano 

Design Gráfico – Guto Chaves

Assessoria de Comunicação – Ana Geisa Lima

Mídia Social – Ianka Rosa

SERVIÇO:

O quê: Recital de poesia O ÁS DE OURO – Uma Saga Sertaneja de Vingança e Perdão

Onde:Centro de Cultura Elofilo Marques – IPIRÁ – BAHIA

Quando:Quarta – 27 de novembro, às 19h

Quanto:Entrada Gratuita

Classificação:16 anos

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *