Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Lub Dub do BTCA: um dos 10 espetáculos fundamentais de 2017

2 minutos de leituraModo Leitura
BTCA_Lub_Dub_Foto_por_Dan_Figliuolo

Com plateias lotadas em suas apresentações na Bahia e uma intensa agenda de circulação em diversas cidades brasileiras, em festivais e mostras de todo o país, “Lub Dub”, do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), foi considerado um dos 10 espetáculos de dança fundamentais de 2017 pela respeitada revista Bravo! Criada pelo dançarino, coreógrafo e compositor sul-coreano Jae Duk Kim, a coreografia percussiva é uma intensa alternância de movimentos de tração e estremecimento, dinamismo e relaxamento, ritual e contemporâneo. 

Eleva o “lub” e o “dub” – como são chamados os sons do coração produzidos pela abertura e fechamento das válvulas que permitem a passagem do sangue – a uma metáfora sobre a vida, sobre a própria humanidade e sua energia vital, que motiva e sustenta o movimento do corpo: o corpo que pulsa, medita, protesta e luta.

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o BTCA tem direção artística de Antrifo Sanches e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA) e Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA). Em “LubDub”, os dançarinos em cena têm a percussão como motivação sonora e física. A estrutura coreográfica se desenvolve pelas características peculiares do coreógrafo: ele oscila do silêncio absoluto à vertigem, em questão de instantes, sempre em estreita relação com a trilha sonora. O próprio Jae Duk Kim assina a trilha, que tem como base instrumentos percussivos das culturas oriental e ocidental, efeitos incidentais, canto e sons ao vivo.

Leia publicação da Bravo! aqui.

Compartilhar:

Mais lidas