Mab exibe e debate documentário calabouço 1968 (sexta, dia 27)
O Museu de Arte da Bahia exibe nesta sexta-feira (27), às 13h, o documentário “Calabouço 1968 – Um tiro no coração do Brasil”, do cineasta Carlos Pronzato, abrindo o projeto Cinedebate no auditório do MAB com a participação de lideranças políticas, grupos engajados na militância política das esquerdas e estudantes de todas as áreas que participarão dos debates e reflexões sobre a Ditadura Militar imposta ao povo brasileiro em 1964 até a redemocratização das Instituições no Brasil e as manifestações de rua nos dias atuais.
O Cinedebate tem a participação do Grupo Tortura Nunca Mais Bahia – GTNM – União Soteropolitana dos Estudantes Secundaristas- USES; Associação Baiana Estudantil Secundarista – ABES e do Museu de Arte da Bahia. O evento é aberto e gratuito ao público.
A escolha do dia 27 de abril é uma homenagem à memória de 50 anos do assassinato da primeira vítima da Ditadura Militar, o jovem e idealista estudante Edson Luís em 1968, assassinado pela Polícia no Restaurante Central dos Estudantes, chamado Calabouço, no Rio de Janeiro. Na Bahia, e em todo o Brasil, os estudantes saíram às ruas e transformaram Edson Luis em símbolo nacional. Conheça esta história!