MAM anuncia as novas exposições até abril/2017
Além de manter quatro mostras simultâneas entre dezembro (2017) e fevereiro (2017), o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) anuncia novas exposições até abril do próximo ano. “Apesar da crise econômico-financeira no país e dos decretos de contingenciamentos estaduais, empreendemos esforços para criar programação constante de exposições”, explica o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (IPAC), João Carlos de Oliveira.
O instituto é responsável pelos mais importantes museus baianos e alguns espaços urbanos. Além do MAM, responde pelo Museu de Arte da Bahia (MAB, Corredor da Vitória), Solar Ferrão e Praça das Artes (Pelourinho), Palacete das Artes (Graça), Passeio Público e Palácio da Aclamação (Campo Grande), dentre outros.
Em fevereiro, o MAM/IPAC abre ‘Doce de Santo’ na Capela com curadoria de José Henrique Barreto e Luiz Claudio Campos. “Um dos objetivos é entrelaçar poéticas visuais de vários artistas, tendo interlocução, vivência e criação das obras, plural e processual”, afirmam os curadores. Em abril, igualmente na Capela, será aberta ‘Retratos do Mundo Flutuante’ do artista plástico, cenógrafo e arquiteto Chico Mazzoni. “Além das exposições, o MAM ocupa um conjunto originário do século XVII, Patrimônio do Brasil pelo IPHAN desde 1943, o que atrai visitação permanente, nacional e internacional”, completa João Carlos.
EVENTOS – “Atualmente estamos com quatro exposições simultâneas, o ‘Acervo do MAM-BA em Memórias Bordadas’ até 8 de janeiro, ‘Tertúlias Visuais’ até 15 de janeiro, ‘Hiperfotos-Salvador’ até 29 de janeiro, e ‘Só Cabeças’ até 20 de fevereiro”, relata a diretora do museu, Ana Liberato. Ela lembra que nesta semana, em função do Réveillon no Comércio, o MAM funcionará amanhã, terça-feira (27), de 13h às 18h, e de quarta-feira a sexta-feira (28, 29 e 30) das 10h às 15h, fechando no sábado e domingo (30 e 31). A partir de 3 de janeiro o museu retoma seus horários normais.
Eventos fixos de sucesso, como a JAM no MAM que reúne mais de mil pessoas todos os sábados no final da tarde, também serão retomados a partir do dia 3. “Ainda em março, mês da mulher, teremos um evento artístico-cultural protagonizado por mulheres”, adianta Ana Liberato. A proposta será realizada pelo Instituto Pensar, com atrações internacionais, nacionais e locais, da música, literatura, artes visuais, cinema, teatro, dança, cultura popular, artesanato e pensamento.
, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.