Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

MAM-BA recebe duas novas exposições neste sábado (7)

5 - 7 minutos de leituraModo Leitura

Programação reúne mostra fotográfica sobre trabalhadores da construção e projeto de reativação da Oficina de Litografia do museu

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), equipamento cultural administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), recebe neste sábado (7) duas novas exposições que integram sua programação cultural. As mostras ocupam o Galpão dasOficinas e apresentam diferentes perspectivas sobre trabalho, arte e processos de criação.

A primeira é a exposição CONSTRUTORES, que chega ao museu em sua 8ª edição do projeto #Deuinsight. A mostra propõe uma homenagem aos trabalhadores que constroem, criam e transformam ideias em realidade, reunindo fotografias, obras e instalações artísticas.A iniciativa busca conectar arte, arquitetura, pessoas e trabalho, valorizando os profissionais que participam da construção dos espaços que habitamos.

Também neste sábado, às 11h, chega ao museu a exposição ‘’As Pedras que Falam’’ (Saxa Loquuntur), projeto de Roberto Uribe-Castro que aborda a memória, a criação e a reativação da Oficina de Litografia que foi realizada no Museu de Arte Moderna da Bahia. Ainiciativa é realizada em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com a colaboração do Goethe-Institut Salvador e o apoio do ifa – Institut für Auslandsbeziehungen, por meio do programa Artists’ Contacts.

As duas exposições ficam em cartaz até 13 de dezembro, no Galpão das Oficinas. Aos sábados, a visitação acontece das 10h às 16h, e aos domingos, das 10h às 13h.

MAC-BA recebe Ocupação Ferrovias

Já o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA) recebe, na sexta-feira (6), às 15h, a abertura da Ocupação Ferrovias, na Sala Multiuso. Em diálogo com as reflexões do Mês da Consciência Negra, a mostra reúne fotografias, materiais de pesquisa, projeçõese uma instalação interativa para apresentar o Subúrbio Ferroviário como um território marcado pela presença e pelas práticas culturais das comunidades negras de Salvador.

A exposição valoriza as narrativas, os saberes e as produções artísticas que emergem desse contexto, promovendo reflexões sobre pertencimento, direito à cidade, justiça ambiental e protagonismo negro na construção das histórias e dos futuros da capital baiana.O projeto foi contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-BA), via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal.A Ocupação Ferrovias fica aberta à visitação até 26 de novembro.

Confira a programação completa dos museus administrados pelo IPAC:

MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA (MAM-BA)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições em cartaz:

  • SMETAK
  • Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi 
  • ‘’As Naturezas de FRANS KRAJCBERG’’ – II ato
  • Projeto ‘’Pedras que falam’’ – Abertura dia 07 – Galpão
  • Exposição Construtores – Rafael Bittencourt – Abertura dia 07 – 11h

05.11 (Quinta-feira)

  • 13h às 16h30 – Oficina de Cerâmica – Galpão
  • 16h às 18h – Vendo a Venda – Instalação Performance de Iêda Oliveira   

06.11 (Sexta-feira)

  • 16h às 18h – Vendo a Venda – Iêda Oliveira – Pátio Lina 

07.11 (Sábado)

  • 13h às 16h30 – LAB XILO c/ Raimundo Mundin – Galpão das Oficinas
  • 09h às 12h30 – Oficina de Xilogravura c/ Raimundo Mundin  – Galpão das Oficinas
  • Oficina de escrita criativa com Isa Lorena
  • Turma manhã: 9h às 12h
  • Turma tarde: 14h às 17h
  • 09h às 12h30 – Oficina de Desenho de criação c/ Franklin Santos – Galpão das Oficinas
  • 16h às 18h – Vendo a Venda – Iêda Oliveira – Pátio Lina 

08.11 (Domingo)

  • 16h – Deu Benza – Evento Musical – Praça Letieres Leite

CINE MAM 

 http//saladearte.art.br/

719981992833

@saladearte_oficial 

MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA DA BAHIA (MAC_BAHIA)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições e ações em cartaz:  

  • MURO | Galeria de Arte Urbana 
  • Frank Walter: Filosofia da Cor 
  • ADUPÉ – Coleção Museu de Arte Contemporânea da Bahia Novas Aquisições 

06.11 (Sexta-feira)

  • 15h – Ocupação Ferrovias – A ocupação reúne fotografias, pesquisas, projeções e instalação interativa sobre a memória, a cultura e o protagonismo das comunidades negras do Subúrbio Ferroviário de Salvador. A mostra aborda temas como pertencimento, direitoà cidade e justiça ambiental – Sala Multiuso.
  1. (Sábado)
  • 15h – Oficina de Fotomontagem Afrofuturista – Oficina propõe experimentação visual para criação de pôsteres que articulam fotografias históricas, ficção científica, tecnologias ancestrais e cosmologias negras, projetando novos futuros. No Espaço Colaborar,a partir de 14 anos. É necessário levar celular e realizar inscrição meia hora antes, por ordem de chegada.
  • 16h – Visita Mediada – Mini rampa de skate

08.11 (Domingo)

  • 15h – Audição de Pré-Lançamento do álbum ZUADA de André Thad Hora   –Sessão de escuta comentada apresenta o álbum ZUADA, de André That Hora, explorando suas referências musicais, visuais e culturais e as conexões entre arte contemporânea e expressões urbanas afro-baianas. Local: Área Externa.

MUSEU DE ARTE DA BAHIA (MAB)

Terça a domingo, das 10h às 18h

Exposições em cartaz:

  • Carybé e o Povo da Bahia;
  • ‘’Tradição e invenção’’;
  • ‘’A arte de Presciliano Silva’’;
  • ‘’A pintura de Manoel Lopes Rodrigues’’.
  • A Bahia pelo olhar do autismo
  • Exposição A Bahia pelo Olhar do Autismo
  • Atlântico Sertão

Sala CurtaMab –

10h às 18h

  • Encruzilhada
  • Vitória: Um corredor de história

06.11 (Sexta-feira)

  • 19h – EMUS no MAB – Recital de formatura com Amanda Smetak – GRATUITO   

07.11 (Sábado)

  • 14h30 – Clube de leitura –  circuito de poemas com mediação Ilmara Fonseca e Gláucia Ventura – Gratuito
  • 11h – Feira Vegana – Gratuito

08.11 (Domingo)

  • 10h30 – Recital de Piano Nossa Trilha Sonora com a turma da Pró Nai – Gratuito
  • 11h – Feira Vegana – Gratuito

CENTRO CULTURAL SOLAR FERRÃO

Terça a domingo, das 9h às 17h

Exposições e ações em cartaz:  

  • Coleção Arte Africana – Claudio Marsala 
  • Coleção Abelardo Rodrigues 
  • Coleção Emília Biancardi 
  • O Corpo Liberto 
  • Mostra Sesc Bahia de Artesanato 2026
  • Panorama  de Fotografia da Bahia (Ecologia do sentidos)

MEMORIAL DAS MATRIARCAS ODÉ KAYODÊ

Terça a sábado, das 9h às 17h 

Espaços expositivos:

  • Sala de fotografias
  • Linha do Tempo, com objetos sagrados vinculados à Mãe Stela de Oxóssi
  • Sala de vídeo
  • Sala Xirê digital (criação do VJ Gabiru)
  • Área externa: canteiro com folhas sagradas do Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá e um mural da artista Nila Carneiro. 

MUSEU DO RECÔNCAVO WANDERLEY PINHO 

Quarta a domingo, das 09h30 às 17h30 (área externa) e 9h30 às 16h30 (área das exposições)

Espaços expositivos:

  • História: Linha do tempo
  • Núcleo dos Povos Originários
  • Núcleo dos Povos Escravizados
  • Núcleo Doméstico
  • Núcleo do Trabalho
  • Núcleo da Memória ou Vergonha
  • Cine Museu: Documentário ENCRUZILHADA de Pola Ribeiro
  • Capela

Exposições em cartaz:

  • Exposição Encruzilhada (1º andar)
  • Exposição Fragmentos da Memória (Arquivo Público da Bahia)
  • “A Criminalização do Saber
  • As naturezas de Frans Krajcberg, com curadoria de Alejandra Muñoz
  • Encontro com o tempo – Augusto Leal

PARQUE HISTÓRICO CASTRO ALVES (PHCA)

Terça a domingo, das 9h às 17h

Exposições fixas:

  • Acervo do PHCA
  • A Casa Sertaneja
  • Retratos de Resistência

Por Alexa Santa Rosa/ASCOM Ipac

Foto: Divulgação 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *