Mapa Musical da Bahia veiculará novos programas na Educadora FM
Uma comissão avaliadora do Mapa Musical da Bahia concluiu, nesta terça-feira, 6 de dezembro, os trabalhos de seleção e avaliação de músicas para programas na Rádio Educadora FM. A banca foi formada pelo jornalista Luciano Matos e por Eduardo Banderias e Wendel Medina, respectivamente assessor do gabinete e assessor da Coordenação de Música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Eles fizeram as audições e curadoria do do conteúdo enviado por artistas baianos inscritos na plataforma do Mapa Musical (www.mapamusicaldabahia.com.br
O Mapa Musical da Bahia é uma realização da Coordenação de Música/Dirart da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
O projeto visa identificar, valorizar e promover a diversidade da música em todo o Estado da Bahia, reconhecendo a produção autoral dos músicos e profissionais que atuam nos seus 27 Territórios de Identidade. Desde a sua criação, em 2012, o Mapa Musical tem por objetivo mapear e manter um diálogo aberto e constante entre a sociedade civil e o Estado, permitindo a elaboração de estratégias de ação em resposta às demandas apresentadas.
Luciano Matos se entusiasma com o retorno do Mapa Musical da Bahia ao rádio: “O Mapa vai inserir artistas que talvez nunca tenham chegado ao veículo, isso é muito importante para a cena musical baiana. É difícil dar vazão ao que está sendo produzido no estado. Sem dúvida que a capital tem muitos agentes atuando, mas o interior está bem representado, inclusive com diversidade, como a atuação em gêneros como pop, rock e outros”.
Obras selecionadas – A seleção proposta objetiva produzir e veicular 32 programas de rádio de 5 a 6 minutos com os compositores e músicos inscritos no Mapa a partir da sua 3ª chamada de cadastramento, de 2014 a 2016. Atualmente o Mapa Musical é composto por cerca de 1188 profissionais e músicos inscritos e 2086 obras musicais cadastradas. Dentro da amostragem citada (ano de 2014 a Nov. de 2016), cerca de 600 canções estão aptas a serem veiculadas em rádio, sob o ponto de vista da qualidade técnica da gravação fonográfica.
Estas obras identificadas com potencial para promoção, divulgação e difusão radiofônica foram classificadas por esta comissão de avaliação com o objetivo de selecionar 32 músicas e formar uma relação de obras/artistas suplentes para casos imprevistos e intempestividades. Em seu conteúdo, os programas apresentarão brevemente o currículo e carreira do artista e em seguida reproduzirá a música selecionada. A idéia é que este produto seja reproduzido ao longo do mês, após a programação fixa da Rádio Educadora.
Para a escolha das músicas incorporadas à programação dos “programetes” alguns princípios norteadores serão seguidos pela comissão de seleção e avaliação, tais como apolítica de territorialização; o potencial radiofônico; a compatibilidade com programação de rádio; a qualidade de gravação, a possibilidade de proporcionar impacto na carreira do artista e a potencialização de público – avaliar potencial de aceitação e repercussão da obra entre o público ouvinte e para a formação de plateia.
O resultado será publicado em breve.
As inscrições da 5ª chamada do Mapa Musical da Bahia continuam abertas até 23/01/2016. Ao se inscrever, o músico compositor tem a chance de participar das próximas ações do projeto. Consulte o regulamento e se inscreva. Lembrando que, agora, o projeto não se restringe apenas ao cadastramento e registro dos músicos autorais e compositores atuantes no território, mas também abre suas inscrições para outros profissionais da sua cadeia produtiva, como produtores musicais, musicoterapeutas, engenheiros de som, dentre outros.