Margareth Menezes apresenta um carnaval cheio de novidades em 2018
O Carnaval de 2018 chega para coroar mais uma vitória na carreira de Margareth Menezes. A cantora baiana começa a percorrer uma nova trajetória, após fechar o ciclo de 30 anos de carreira com um show histórico na Concha Acústica. A bordo do trio AfroPop, Margareth recebe Sandra de Sá (sexta) e Rael da Rima (terça) e traz um repertório recheado de de novidades que vai contagiar os foliões, sexta (09/02) e terça (13/02), no Circuito Barra-Ondina. Destaque para Coisa Milenar e Todo Mundo Alegre, músicas recém lançadas que vem conquistando multidões.
Não faltam também os hits que marcaram a sua carreira, como Faraó, Elegibô, Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa, Me Abraça Me Beija e Selei.
Na quinta-feira (08/02), a folia inicia para Margareth na Casa Skol, com um show no clima total carnavalesco na Barra. No dia (09/02), ela faz sua primeira apresentação com o Trio AfroPop, no Circuito Barra-Ondina. No sábado (10/02), a cantora viaja para se apresentar em Fortaleza, em Natal no domingo (11/02) e em Barreiras na segunda-feira (12/02). Na terça (13/02), Margareth retorna à salvador, onde encerra a folia.
CONVIDADOS
O Carnaval de Margareth Menezes com seu AfroPop Brasileiro e muito axé receberá convidados especiais com outros estilos musicais. Na sexta-feira, a cantora baiana recebe Sandra de Sá com sua black music e, na terça-feira, encerra a sua folia com o rapper paulista Rael da Rima.
“A Sandra já é de casa, pois é a terceira vez que é minha convidada no AfroPop. E tem o Rael, na terça-feira, um talento dessa nova geração. Estamos fazendo uma conexão com essa galera nova de cantores e compositores também no nosso repertório, como o Baiana System, que está falando coisa novas para os jovens”, revela Margareth.
COISA MILENAR
Lançada em janeiro, a música Coisa Milenar contagia pela sua alegria e força ao falar da cultura milenar que está na mistura que envolve a música baiana. É um chamado para festejar a vida, mesmo neste momento de dificuldades. “Coisa Milenar é estar vivo. É essa força de ser, gostar de estar vivo. É uma homenagem também as mulheres, algumas guerreiras e vencedoras na luta, como Dadá, Negra Jhô, Arani Dendê e Abdalla. É um momento de Verão e de alegria. Coisa Milenar é festejar nossa cultura, nossa cidade e nosso povo”, revela Margareth.
.
30 ANOS DE CARREIRA E FARAÓ
Em 1987, Margareth Menezes se dividia entre a música e o teatro, até ser convidada para gravar Faraó. A atriz iniciante foi convidada e convencida por Djalma Oliveira a gravar a música de Luciano Gomes, que havia feito sucesso como tema do Carnaval do Olodum. O disco vendeu 100 mil cópias e o país ganhava mais uma estrela. Agora, Margareth comemora 30 anos depois, marcada por várias turnês internacionais por todos continentes, 16 CDs/LPs e cinco DVDs. Fiel às raízes, ela mistura na música elementos africanos, brasileiros, indígenas e pop, num movimento que denomina AfroPop Brasileiro.
HITS
No primeiro LP, que levou seu nome (1988), Margareth cravou o segundo hit, o samba reggae Elegibô – Um Canto de Ifá (Rey Zulu e Ythamar Tropicália). Em 90, a cantora integrou a turnê internacional Rei Momo, do grupo Talking Heads, a convite de David Byrne. O ano de 1991 foi marcado pelo álbum Um canto pra subir, com arranjos de Ramiro Mussoto e Pedro Giorlandinni, lançado também nos EUA e contou com a participação de David Byrne. No ano seguinte (92), Margareth lançou um CD, Ellegibô, apenas nos EUA, na Europa e no Japão.
A partir daí a baiana foi contabilizando um sucesso atrás de outro, todos no repertório do Carnaval, como Dandalunda, Toté de Maianga, Alegria da Cidade, Passe em Casa e Oya por Nós. Margareth também leva para o trio dezenas de música de outros compositores que marcaram a sua carreira. Entre elas, Tieta, Toda Menina Baiana, Canto pro Mar, Andar com Fé, Reconvexo, Frevo Mulher, Chame Gente e Alfabeto do Negão.
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL
– Quinta-feira – 08/02 – Casa Skol – Salvador/BA;
– Sexta-feira – 09/02 – Circuito Barra-Ondina, com participação de Sandra de Sá – Salvador
– Sábado – 10/02 – Fortaleza – CE
– Domingo – 11/02 – Carnaval – Natal/RN
– Segunda-feira – 12/02 – Carnaval – Barreiras/BA
– Terça-feira – 28/02 – Circuito Barra-Ondina, com participação de Rael da Rima – Salvador