Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Maria Marighella cobra Prefeitura de Salvador sobre “destombamento” da Residência Universitária da UFBA

2 minutos de leituraModo Leitura
Maria_Marighella_Foto_Caio_Lrio

A vereadora Maria Marighella (PT) cobrou da Prefeitura de Salvador posicionamento sobre o tombamento da Residência Universitária Masculina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizada no Corredor da Vitória. Após aprovação por unanimidade do Conselho de Patrimônio Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), o decreto que tornou o casarão Patrimônio Cultural de Salvador foi publicado em

10 de agosto, porém revogado três dias depois.

Em sessão plenária na Câmara Municipal no último dia 17, a petista questionou: “Nessa data em que comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, denunciamos que esse ato da Prefeitura depõe contra o patrimônio, a nossa cultura, a nossa história. E, nesse contexto específico, atenta ainda contra as universidades públicas ao não reconhecer o valor histórico e cultural que aquele prédio possui para a vida universitária e para a nossa cidade”.

A proposta de tombamento foi solicitada pela UFBA e coordenada pela professora Mariely Cabral de Santana, da Faculdade de Arquitetura, e pela arquiteta Manuella Araújo, da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai). A Reitoria da instituição vem rebatendo o argumento da Prefeitura de que o ato foi desfeito porque a responsabilidade sobre este patrimônio seria da União, afirmação que não tem sustentação constitucional.

“No contexto de ataques ao Patrimônio Nacional, à memória e à cultura em curso no Brasil, consideramos essa revogação uma reprodução destes retrocessos em Salvador. Reivindicamos políticas consistentes de conservação do Patrimônio em nossa cidade e repudiamos o escape a esta responsabilidade”, conclui a vice-líder do PT na Câmara Municipal.

Foto: Valdemiro Lopes/ CMS

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *