Maria Marighella convoca audiência pública para discutir retomada cultural em Salvador
O setor cultural teve suas atividades presenciais paralisadas em março de 2020, impactando na criação e produção de milhares de trabalhadoras e trabalhadores de Salvador, bem como na fundamental promoção de acesso à arte e à cultura para a população da cidade. Dezesseis meses depois, muitas perguntas sobre a atuação pública em ações emergenciais e projetos estruturantes para o campo ainda
permanecem sem respostas. Para discutir de forma coletiva um plano de retomada, a vereadora Maria Marighella (PT) convoca a audiência pública “Retomada Cultural: desafios para 2021”, realizada pela Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O evento acontece nesta quinta-feira (15), às 10 horas, transmitido pela TV e Rádio Câmara Salvador (canal aberto 12.3, 105.3 FM e www.facebook.com/tveradiocam).
Salvador entrou na chamada “fase verde” no plano de retomada econômica, permitindo a reabertura de espaços culturais e a realização de algumas atividades presenciais. Além disso, a Prefeitura anuncia um evento-teste para este mês de julho e um segundo, maior, em uma das ilhas da cidade. Para estas duas elaborações, não houve escuta do setor, que reivindica estratégias para reorganização de toda uma rede produtiva desestruturada pelos profundos impactos deste período, que devem sobrepor a autorização de funcionamento e a atenção a eventos e festas de cunho turístico e comercial.
A audiência pública contará com a presença de artistas das variadas linguagens, profissionais da cultura, gestores de espaços culturais e de festivais, organizações e associações do campo, representantes de movimentos e manifestações populares e identitárias, membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador e gestores públicos do Município.