Melhor do cinema de horror nacional e clássicos mundiais são destaques em Festival baiano
Com perfil mais diversificado, reunindo obras em vários formatos e metragens, que vão do gore ao terror psicológico, passando pelo thriller e o trash; o Cine Horror está de volta em versão expandida.
Entre os dias 20 e 28 de outubro, o público baiano vai ter à disposição uma seleção de curtas e longas metragens em sessões gratuitas e novo circuito: exibições na RV Cultura e Arte (Rio Vermelho) e na Sala de Cinema Walter da Silveira (Barris).
O curador do evento, o arte-educador e designer, Valmar Oliveira explica que “o evento cresceu exponencialmente em relação à primeira edição, realizada ano passado, com uma maior participação de diretores novos e de profissionais que já estão na área e tem um currículo fantástico!
Para se ter uma ideia, este ano, o evento vai contar com sete longa metragens e 34 curtas, divididos em seis dias de exibições, onde também iremos exibir clássicos do gênero prestando homenagens” (confira a programação completa abaixo). Entre os destaques da Mostra, a comemoração dos 70 anos do aclamado escritor Stephen King, com exibição de duas adaptações de suas obras, “Cemitério Maldito” e “A Hora da Zona Morte”, de David Cronenberg.
Entre os curtas-metragens, o Festival organiza ainda uma mostra exclusiva da produção lusitana no gênero, na RV Cultura e Arte, com obras dos diretores Fernando Alle e Francisco Lacerda. Marcando presença novamente, Luciano Azevedo e o curta “Cabrito” e sua sequência, “Rosalita”, estão no segmento Brasil, ao lado do diretor Joel Caetano. O Nordeste tem como representantes os diretores Lucas Sá (MA), Lula Magalhães (PE), Petrus Cariry e Calebe Lopes (BA). Também serão exibidos excelentes trabalhos das diretoras Monica Demes e Geisla Fernandes, e do diretor Carlos G. Gananian.
O II Cine Horror é uma realização da Pig Arts, em conjunto com a RV Cultura e Arte e conta com o apoio da Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB).
As sessões têm classificação indicativa de 16 anos, entrada gratuita e sujeita a lotação das salas.