Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Mesa Redonda Inteligência Artificial: filosofia e arte | 29.08 19h

3 minutos de leituraModo Leitura
ALB_MesaInteligenciaArtificial

A Academia de Letras da Bahia promoverá, nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, a Mesa Redonda “Inteligência Artificial: filosofia e arte”. Serão recebidos pelo antropólogo e presidente da ALB Ordep Serra, mediador da mesa,  a Profª. Drª. Paola Cantarini e o Prof. Dr. Willis S. Guerra Filho. A Mesa será transmitida ao vivo pelo canal da Academia de Letras da

Bahia no YouTube,  a partir das 19 horas.

A interação entre o humano e o algoritmo, os fundamentos epistemológicos que compõem esta relação a partir da perspectiva multiculturalista são alguns dos pontos que serão abordados pela Profª. Drª. Paola Cantarini, advogada, artista plástica, professora universitária e pesquisadora da USP-IEA, durante a mesa. Além da renomada pesquisadora, o professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Dr. Willis S. Guerra Filho, contribuirá para a discussão do tema a partir das implicações jurídicas e democráticas decorrentes do uso das novas tecnologias, destacando-se entre elas, a Inteligência Artificial.

A mesa redonda “Inteligência Artificial: filosofia e arte” propõe levantar questões que são necessárias na contemporaneidade, apontando a interseção de temas e promovendo um debate, que envolve a sociedade na reflexão sobre os impactos das interseções das tecnologias no campo da cultura. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Mesa Redonda Inteligência Artificial: filosofia e arte

29/08/2022

A partir das 19 horas

youtube.academiadeletrasdabahia.org.br

Gratuito (com emissão de certificado, inscrição durante a transmissão)

Facebook e Instagram @academiadeletrasdabahia

#alb #inteligenciaartificial #tecnologias #arte #cultura #direito

Tags: Mesa Redonda Inteligência Artificial: Filosofia e Arte, Ordep Serra, Paola Cantarini, Willis S. Guerra Filho

MAIS INFORMAÇÕES:

PAOLA CANTARINI. Advogada e professora universitária. Mestre e doutora em Direito pela PUC-SP. Doutora em Filosofia do Direito pela Università del Salento (Itália). Visiting researcher – Universidade de Lisboa (2019), e na Scuola Normale Superiore de Pisa– Itália (Roberto Esposito, supervisor)-2016-2020. Pós-doutora pela EGS – European Graduate School, Suíça em “Filosofia, artes e pensamento crítico”. Pós-doutora pela UC-CES – Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais – tutor Boaventura de Sousa Santos. Pós-doutora pela Faculdade de Direito da USP – Departamento de Filosofia e TGD – Teoria Geral do Direito. Pesquisadora colaboradora do Departamento de Filosofia da UNICAMP, junto a Oswaldo Giacoia Jr., do Instituto de Altos Estudos da USP, Humanidades digitais. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital- TIDD-PUCSP,  em projeto sobre Inteligência Artificial, coordenado por Lucia Santaella. Membro da rede do constitucionalismo latino americano. Pesquisadora Lawgorithm.

WILLIS SANTIAGO GUERRA FILHO. Professor Titular do Centro de Ciências Jurídicas e Políticas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Ciência do Direito pela Universidade de Bielefeld, Alemanha; Livre-Docente em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Doutor e Pós-Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Comunicação e Semiótica (PUCSP); Doutor em Psicologia Social e Política (PUCSP).

Compartilhar:

Mais lidas