Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Metal da Bahia: Vertigem Megitrev lança EP ‘Demônios’

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

O EP lançado em mais de 100 plataformas digitais, tem distribuição pela Brechó Discos e Nikita Music Digital. O trabalho da banda foi integralmente produzido com o suporte do Laboratório Underground, um projeto do Coletivo Sem Freio, contemplado pelo Edital de Fomento a Grupos e Coletivos da Secretaria de Cultura da Bahia (Secult BA), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que busca fortalecer e desenvolver a cena underground de Salvador.

O EP “Demônios”: Do Caos Social à frieza do Serial Killer

Fundada em 2012 com a proposta inicial de ser um grupo feminino de rock, a Vertigem Megitrev evoluiu em 2013 com a entrada do vocalista Davi Cajuí, adicionando mais peso à sonoridade. Em 2014, o guitarrista e produtor Júnior Jun (que é totalmente cego) se uniu ao grupo, seguido por Milena Olicarsa (bateria) e Maria Amanda (baixo) em 2017. Após um hiato em 2020 e um retorno em 2022 com nova identidade, a formação atual foi completada em 2025 com Valter Musael (guitarra). A banda se destaca pela diversidade e pela representatividade feminina e de artistas com deficiência no metal, incentivando que mais pessoas ocupem esse espaço.

A banda Vertigem Megitrev traz uma sonoridade potente do Metal Alternativo, com influências que passeiam pelo Heavy, Death, Thrash e Industrial. O resultado é um som pesado, técnico e cheio de atitude, que sustenta a narrativa intensa das letras. As letras, escritas em sua maioria por Verena Araújo (fundadora), misturam crítica social, existencialismo e narrativas sombrias tratadas com sátira e personalidade.

O EP “Demônios” reúne cinco faixas autorais que, em sua essência, abordam a “ação de matar” em diferentes contextos,  equilibrando o peso de temas sociais e narrativas sombrias.

A faixa-título “Demônios” é uma analogia direta à apatia e ao conformismo da rotina, contrastando com o caos e a inconformidade que permanecem no interior. O tom de revolta aparece em “Comoção Interna”, que é um retrato da desigualdade social e econômica no país, abordando fome, miséria, violência e injustiça.

A banda também explora o lado cruel e instintivo em faixas como “Ludus” (inspirada em “Jogos Mortais”) e “La Beast”, que narra a mente e a frieza de um serial killer. Em contraponto, “Asas da Morte” expressa a luta pela sobrevivência — “matar mais um dia com o objetivo de vencer na vida” — personificando uma alma guerreira que busca a superação diante da opressão.

Arte de Capa e Mitologia Nórdica

A identidade visual do EP é crucial para a narrativa: a arte de capa apresenta um ser encapuzado em posição de matar, com uma faca em punho escorrendo sangue. No fundo, a presença das Valquírias da mitologia nórdica — guerreiras que escolhiam os mortos em batalha para levá-los a Valhalla — reforça o tema da batalha diária e da vitória (ou da morte) inerente à vida underground em Salvador.

Arte: Emerson da Silva Maia

SERVIÇO: SHOW DE LANÇAMENTO EP “DEMÔNIOS”

O quê: Show de Lançamento do EP “Demônios” da Vertigem Megitrev 

Quando: 30/11 a partir das 17h

Onde: Espaço Cultural Discodelia (Rio Vermelho, Salvador/BA) 

Formato: Gratuito, com transmissão ao vivo no Youtube e acessibilidade em Libras

Realização: Coletivo Sem Freio 

Apoio Financeiro: Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Mais Informações: https://www.instagram.com/ocoletivosemfreio/

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *