Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica oferece filmes e atividades online para crianças
Filmes de diferentes formatos, contação de história e uma oficina de stop motion compõem a primeira Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica, festival online que acontecerá de 31 de março a 4 de abril, com programação gratuita. As cerca de 40 obras audiovisuais previstas ficarão disponíveis durante cinco dias no site do evento, que está sendo finalizado e estará disponível em breve.
A proposta é apresentar tanto obras recentes, feitas a partir
de 2019, quanto filmes mais antigos, mas pouco conhecidos do público em geral. A seleção contemplará produções para crianças, todas acompanhadas de classificação indicativa. Um rastreio por faixa etária poderá ser feito pelo sistema de busca do site, permitindo que familiares e educadores encontrem os filmes que melhor dialogam com a idade e interesse das crianças.
“A linguagem audiovisual é um instrumento poderoso para contar histórias, uma ferramenta importante de transmissão de conhecimento, que auxilia na construção da consciência de si e do mundo”, ressalta a idealizadora, curadora e diretora artística da Mostra, a cineasta Marília Hughes Guerreiro. Graduada em psicologia e com experiência em psicologia escolar, Marília parte desse olhar apurado sobre a infância para selecionar os filmes da Mostra, aliando valores estéticos a objetivos pedagógicos.
A Mostra irá mobilizar escolas públicas e privadas para que incentivem os estudantes a acompanharem o festival, acessando o conteúdo com eles e elaborando atividades que envolvam a programação. “Já era um desejo antigo, que conseguimos realizar agora, com a Lei Aldir Blanc. Ao meu ver, foi o momento ideal, já que tantas crianças se encontram em casa, sem poder ir à escola ou frequentar outras atividades”, conta a coordenadora de produção Marília Carneiro.
Crianças entre 7 e 12 anos poderão aprender sobre cinema de animação na Oficina de Stop Motion que será realizada pela animadora baiana Jamile Coelho. Com aulas expositivas e práticas, os doze participantes da atividade conhecerão os meios para fazer filmes com esse estilo de animação. Cada criança deve estar acompanhada por um adulto durante a oficina. Para se inscrever é preciso acessar: https://docs.google.com/forms/d/1iFPMvzqWmQ54Kpe0fGycM9lXUE-tD9O355fpISLcVu4/edit
Um momento de interação ao vivo será garantido pela live de Contação de História com a escritora Danielle Andrade. A ideia é reconectar os participantes com a tradição oral, o hábito em retomada de sentar em volta de uma pessoa para ouvir histórias. Ao final, as crianças serão estimuladas a fazer um desenho baseado na história que foi contada.
Quando a Mostra de Cinema Infantil Luz Mágica terminar, os filmes com direitos liberados serão mantidos no ar até o dia 30 de abril, permitindo acesso prolongado a essas obras. A programação completa será divulgada em breve.
O evento tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.