“Mostra Elas – Filmes dirigidos por Mulheres” começa hoje (17) em Salvador
A Mostra apresenta um conjunto representativo e atual de filmes nacionais dos gêneros de ficção, documentário e animação. Parte desta seleção é inédita na capital baiana, como os longas “Modo de Produção”, de Dea Ferraz (Pernambuco, 2017, 75 min.), e a “A Destruição de Bernardet”, de Cláudia Priscila e Pedro Marques (São Paulo, 2016, 72 min.).
“Os filmes selecionados exprimem olhares contemporâneos de mulheres em relação a importantes questões de gênero, sexuais, políticas e étnico-raciais”, explica Luciana Lemos, que assina a curadoria da mostra juntamente com Emanuella Rodrigues. “São longas e curtas-metragens realizados em diferentes partes do país, em condições distintas, que retratam muito bem a criatividade artística e a diversidade cultural brasileira”, completa Emanuella.
Esta edição do evento vai homenagear Adélia Sampaio, a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem de ficção no Brasil. O filme “Amor Maldito” (76 min., RJ, 1984) será exibido às 20h30 quinta (17), a sessão terá a presença da diretora. Além dos filmes, a programação conta com três mesas de debate: na quinta (17), “Políticas de fomento à participação das mulheres no audiovisual”; sábado (19), “Mulheres por trás das câmeras no cinema brasileiro”, e domingo (20); “Coletivos e ações coletivas de mulheres no audiovisual”, sempre às 18h30. Entre as debatedoras convidadas estão Myriam Assis, representante da Agência Nacional do Cinema (Ancine), a cineasta Dea Ferraz (Mulheres no Audiovisual Pernambuco – MAPE), a colorista Samanta do Amaral, Ana Luiza Penna, diretora de som de cinema e TV, Samantha Brasil, do Coletivo Elviras e Cineclube Delas,a vereadora Aladilce Souza, também presidente da Comissão de defesa dos direitos das mulheres, Michelle Fraga (Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia) e Janaína Rocha, coordenadora de projetos colaborativos do IRDEB. O evento ainda traz uma consultoria e uma oficina de roteiro, ambas ministradas pela premiada roteirista Francine Barbosa, também professora, educadora e parecerista em editais de audiovisual. As sessões dos dias 17, 19 e 20 de agosto serão encerradas, respectivamente, com a Discotecagem do Coletivo Tombo e com os pockets shows de Lívia Nery e de Jadsa Castro.
Sessões especiais – A Mostra Elas também terá uma sessão especial em parceria com a Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, que aconteceu em Salvador no mês de abril. Serão exibidos no dia 19, às 14h30, quatro curtas-metragens, que trazem diversidade das temáticas, abordagens e gênero. Já no domingo (20) a partir das 14h30, a sessão Curtas para Todas as Idades reúne cinco filmes de ficção, documentário e animação. Os temas abordam o universo infanto-juvenil,trazendo crianças e jovens como protagonistas.
Sobre a Mostra Elas – A Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres busca criar um espaço de visibilidade, valorização e difusão de filmes realizados por cineastas brasileiras, além de discutir o papel das mulheres na história do cinema brasileiro. De acordo com dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine), o percentual de mulheres que dirigem filmes lançados no Brasil aumentou de 14,7% em 2015 para 20,3% em 2016. “Algumas décadas atrás, a direção cinematográfica era um posto quase que exclusivamente ocupado por homens. Hoje, cineastas mulheres são cada vez mais numerosas e responsáveis por levar ao público novas formas de enxergar o mundo, individual e coletivo”, explica Luciana Lemos.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Serviço
Edição I do Mostra Elas – Filmes dirigido por Mulheres conta com apoio do Fundo de Cultura
Programação
Para as mesas de debates, a entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. Os ingressos para a Mostra Elas valem R$4 (inteira) e R$2 (meia).
Quinta – Feira (17) | Inicio 18h30 encerramento por volta das 22h
Mesa de Debate: Políticas de fomento à participação das mulheres no audiovisual – 18h30
Homenagem a primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem de ficção no Brasil- Exibição do Filme, Amor Bandido de Adélia Sampaio – ás 20h30
Discotecagem do Coletivo Tombo
Local: Saladerte Cinema da UFBA (Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela, Salvador-BA)
Sexta – Feira (18) | Inicio 9h encerramento por volta das 22h
Exibição de diversos longas e curtas em torno da ação contemporânea de mulheres em relação a importantes questões de gênero, sexuais, políticas e étnico-raciais.
Local: Sala de arte Cinema da UFBA (Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela, Salvador-BA)
Sábado (19) | Inicio 9h encerramento por volta das 22h
Mesa de Debate: Mulheres por trás das câmeras no cinema brasileiro – 18h30
Exibição de diversos longas e curtas em torno da ação contemporânea de mulheres em relação a importantes questões de gênero, sexuais, políticas e étnico-raciais.
Local: Sala de arte Cinema da UFBA (Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela, Salvador-BA)
Pocket show de Lívia Nery
Domingo (20) | Inicio 9h encerramento por volta das 22h
Mesa de Debate: Coletivos e ações coletivas de mulheres no audiovisual – 18h30
Exibição de diversos longas e curtas em torno da ação contemporânea de mulheres em relação a importantes questões de gênero, sexuais, políticas e étnico-raciais.
Local: Sala de arte Cinema da UFBA (Avenida Reitor Miguel Calmon, s/n, PAC – Vale do Canela, Salvador-BA)
Pocket show de Jadsa Castro.