Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Mostra ‘Mundo Giramundo’ traz à caixa cultural salvador acervo do maior grupo de teatro de bonecos do brasil

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Mostra_de_Bonecos_Caixa_Cultural

Neste mês de maio, adultos e crianças terão a oportunidade de viver uma experiência especial na Caixa Cultural Salvador, que proporcionará a chance de mergulhar no universo do Giramundo, o mais importante grupo de teatro de bonecos do Brasil.

Aberta à visitação pública, gratuitamente, a partir do dia 5 de maio, a exposição Mundo Giramundo faz um apanhado da trajetória de 47 anos do grupo mineiro, que ultrapassou a condição de trupe teatral para se transformar em uma verdadeira escola, responsável pela formação de várias gerações de artistas, com a criação de espetáculos memoráveis e o desenvolvimento de metodologias pioneiras para produzir arte e encantar plateias.

A base da mostra é o Museu Giramundo, que guarda o maior acervo de teatro de bonecos do país. Mas o público encontrará na Galeria Arcos muito mais que uma mera exposição estática de marionetes: como o movimento é uma das matérias primas do grupo mineiro, a mostra exibe os principais bonecos criados ao longo de quase cinco décadas, junto com materiais gráficos, a exemplo de desenhos técnicos que revelam o processo criativo e de construção desses personagens, além da exibição de cenas selecionadas dos principais espetáculos do grupo, de 1970 a 2014.

Baú de Ossos e Anatomia dos Bonecos

Na mostra Mundo Giramundo, o público conhecerá o projeto educativo Baú de Ossos, criado pelo fundador do grupo, Álvaro Apocalypse. Trata-se de uma ferramenta didática que explica a relação entre o projeto e a construção em si no universo do teatro de bonecos. Ou seja: por meio da exibição de desenhos, estruturas e mecanismos, junto com os modelos de bonecos reais resultantes desses projetos, o público tem diante de si o processo criativo, o que pode ser divertido e curioso para uns ou um estímulo para a criação dos próprios bonecos, para outros.

 

Outra atração é o espaço Anatomia dos Bonecos, que se inspira na medicina para explicar questões relativas à criação não tratadas no Baú de Ossos, que é mais voltado para os mecanismos e estruturas “ósseas” dos personagens. O estudo “anatômico” convida o público a perceber como os mecanismos pensados dão vida ao boneco, como se articulam, possibilitando o movimento, além das criação de volumes e do revestimento das superfícies, mostrando como surgem a “carne” e a “pele” dos bonecos.

 

Por tudo isso, percebe-se que a mostra Mundo Giramundo possibilita aos visitantes ter uma visão ampla sobre o maior grupo de teatro de bonecos do Brasil – com mais de 50 personagens de acervo, dezenas de espetáculos montados em 47 anos de existência, pioneiro na pesquisa e experimento de técnicas de criação, construção e manipulação de bonecos, com a produção de um repertório único na história do teatro brasileiro. E reconhecido também por narrar e valorizar a cultura nacional.

 

Mas a mostra Mundo Giramundo pretende ir além da relação estática de uma parte que expõe e outra que observa. Afinal de contas, o grupo que rompeu no país com a ideia tradicional de que o teatro de bonecos seria uma forma simplória de expressão para o público infantil, que ampliou essa percepção ao produzir espetáculos que divertem, encantam e fazem pensar adultos e crianças, este grupo só pode pensar em uma relação que envolva movimento, troca, aprendizado e interação.

 

É isso que aguarda os visitantes da mostra Mundo Giramundo.

SERVIÇO

O QUÊ: ‘MOSTRA MUNDO GIRAMUNDO’

VISITAÇÃO: 5 DE MAIO A 2 DE JULHO

(TERÇA A DOMINGO, DAS 9H ÀS 18H, ENTRADA FRANCA)

ONDE: CAIXA CULTURAL SALVADOR (RUA CARLOS GOMES, 57, CENTRO)

INFORMAÇÕES: 71 3421-4200

Compartilhar:

Mais lidas