Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Mulheres escritoras realizam primeiras publicações e fortalecem vozes femininas

2 minutos de leituraModo Leitura
Mulheres_escritoras_realizam_primeiras_publicaes_e_fortalecem_vozes_femininas

A escrita sempre esteve presente na vida de Carla Brito e Maira Mota, mas o período de pandemia tem sido extremamente importante para que com suas publicações pudessem enxergar a potência dos seus atravessamentos e afetos em suas palavras e a se reconhecerem escritoras. A partir das suas publicações, sobretudo no formato de videopoesia, amigos e espectadores de suas páginas as incentivavam a compartilharem mais conteúdos.

Ambas, com a produção executiva de Rafaela Mustafa, apresentaram a Fundação Pedro Calmon, através da Lei Aldir Blanc Bahia, projetos de escritas em formatos virtuais. Trazendo seus textos através de videopoesias, lives, e-book, audiolivro, envolvendo o público através dessas linguagens. 

 “Taunina” é o projeto que reúne a multipublicação de Carla Brito, 24 anos, escrevivente, poeta e escritora soteropolitana, com raízes em Irará. Desde fevereiro está realizando a publicação e o lançamento da obra “Taunina: entre escrevivências e poesias”, visando expandir as trocas e possibilidades de atravessamentos com outras mulheres, sobretudo as negras.

“Fôlego” é uma proposta literária digital, inovadora e diversa para democratização da poesia, idealizada por Maira Mota, escritora sertaneja baiana, que versa sobre as vivências do sertão à cidade, ser mulher, cotidianos, os tempos e o amor. 

 Os e-books serão disponibilizados gratuitamente e as duas também lançarão seus livros físicos nos próximos dias. Carla Brito lançará o livro físico e e-book “Taunina: entre escrevivências e poesias” e Maira Mota “Dentro do caos: fôlego”. No mês de  abril, também estará disponível gratuitamente uma publicação a qual Maira reúne com mais cinco mulheres escritoras, na obra “Fôlegos, sopro coletivo”, disponibilizada em e-book”.

Todas as publicações podem ser acessadas pelas redes sociais das artistas. Instagram: @cbtaunina e @mama.mota_

Os projetos têm apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de  Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir  Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Compartilhar:

Mais lidas