Salvador, 30 de June de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
VI Festival de Percussão 2 de Julho
Terça-feira 14 Julho 2015, 20:30

Acessos : 244

Neste ano de 2015, será realizada a sexta edição do Festival de Percussão da EMUS/UFBA, coordenado pelo professor e músico Jorge Sacramento. O primeiro festival realizado teve como objetivo encerrar os seguintes projetos de extensão do Núcleo de Percussão da UFBA que tiveram uma grande repercussão na cidade de Salvador: "Formação de Agentes Multiplicadores" onde Ilê Aiyê, Malê Debalê, Olodum, Muzenza, A Mulherada, Terreiro da Casa Branca, Terreiro do Cobre, foram algumas das 12 entidades que participaram; "Encontro Percussivo" que reuniu, na Escola de Música, grandes nomes do cenário musical baiano para um BATE PAPO com alunos; e "Repercutindo nas Comunidades", onde levamos para diversas comunidades o grupo de Percussão da UFBA, com o propósito de divulgar a percussão contemporânea.

Nas duas últimas edições, o propósito do festival tornou-se promover especificamente a percussão contemporânea. O último evento aconteceu em julho de 2012, no teatro do Goethe Institut, durante três dias, com presenças de nomes importantes da percussão sinfônica brasileira como: Joaquim Abreu, Gilmar Goulart, Antônio Barreto, Grupo de Percussão da UFBA.

Este ano, o festival será um evento especial, pois, pela primeira vez, estará oferecendo aos convidados uma estrutura instrumental profissional e de qualidade, visto que o Núcleo de Percussão da Escola de Música da UFBA foi contemplado, no último ano, com um INVESTIMENTO importante em instrumentos de percussão. Assim, o VI Festival de Percussão 2 de Julho, que será realizado entre os dias 13 e 18 de julho de 2015, contará com uma extensa programação de concertos, workshops, masterclasses e mesas redondas e estará recebendo grandes nomes da percussão sinfônica/contemporânea nacional e internacional.

Duo Ello (SP):

O Duo Ello faz uso das diferentes formações musicais de seus integrantes para criar um trabalho de músicas originais e um repertório inovador. O nome do duo, criado em 1999, faz referência à união de dois artistas brasileiros da música instrumental e percussão solo que cresceram em tradições musicais normalmente vistas como opostas: o erudito e o popular. O duo une essas duas tradições de forma natural, através de composições escritas especialmente para essa formação, desenvolvendo assim um trabalho único. É um laboratório onde os dois artistas compartilham suas experiências de vida e dedicação à percussão. Stasi e Guello são também conhecidos pela especialidade em dois instrumentos brasileiros, o reco-reco e o pandeiro respectivamente.

Carlos Stasi, compositor-intérprete de mais de cem obras para percussão, é diretor do programa de percussão da UNESP - Universidade Estadual Paulista, bem como de seu grupo de percussão – Grupo PIAP. Realizou o mestrado no Instituto de Artes da California (CalArts), onde também lecionou, e é PhD pela Universidade de Natal em Durban, África do Sul.

Luiz Guello é reconhecido por sua enorme versatilidade em transitar entre as mais variadas formações, desde as mais tradicionais como o choro e a bigband até às mais inusitadas. Reconhecido como um dos principais percussionistas e pandeiristas brasileiros, Guello tem gravado inúmeros álbuns e atuado junto a grandes nomes da música popular como Paulo Moura, Joyce, Marco Pereira e Badi Assad.

Duo Sacramento (BA):

Formado pelos músicos Jorge Sacramento (pai) e Aquim Sacramento (filho). Jorge Sacramento, músico com bastante experiência, adquirido nos trabalhos realizados ao longo desses últimos 25 anos no cenário baiano e nacional. Hoje, além de professor adjunto de percussão da UFBA, também é mestre e doutor em Educação Musical e percussionista da OSBA. Coordena diversos projetos no Núcleo de Percussão da EMUS, inclusive o Festival de Percussão 2 de Julho, com participação de vários artistas e grupos que trabalham com percussão na cidade de Salvador, no estado da Bahia, no Brasil e fora do Brasil. Recentemente, dentro do projeto "Sonora Brasil" do Sesc, assumiu a regência do Grupo de Percussão, apresentado-se em 75 cidades de 19 estados do Brasil.

Aquim Sacramento estudou no curso de musicalização da Escola de Música da UFBA e desde os 9 anos é aluno do curso básico de percussão. Também desde os 9 anos é membro do Grupo de Percussão da UFBA, tendo participado de todos os concertos do referido grupo nos últimos 10 anos. Ganhou o prêmio revelação do concurso de jovem solista da Orquestra Sinfônica da Bahia. Participou três vezes do Festival de Música nas Montanhas, na cidade de Poço de Caldas, com o professor Carlos Sacha. Participou dois anos, do Summer Camp, nos U.S.A, com o professor Ney Rosauro. Participou do Festival de Percussão da Paraíba, com o professor Ney Rosauro, e do Festival de Percussão de Pernambuco, com o professor Antônio Barreto. Em 2012, Aquim Passou no vestibular de percussão da UNESP e hoje mora em São Paulo e participa da Banda Sinfônica da cidade de São Paulo e também é integrante do Grupo de Percussão da UNESP (PIAP).

O Duo Sacramento nasceu há 5 anos e desde então vem se apresentando em diversos concertos na cena cultural de Salvador. Participou do Festival de Percussão 2 de julho nos de 2009, 2010 e 2011. O concerto que o Duo Sacramento apresentou no Festival de 2012 foi intitulado "Concerto Adaptado". Esse mesmo concerto foi apresentado recentemente em 4 Universidades americanas, no estado do Tennessee (U.S.A). O Duo Sacramento também apresentou no Goethe Institut, no dia 2 de maio de 2012, peças tradicionais e peças compostas para o Duo Sacramento dos compositores baianos: Paulo Rios Filho, Paulo Costa Lima, Wellington Gomes, Marcos da Silva Sampaio, Alexandre Espinheira e Mario Ulloa.

Duo Sá-Cramento (BA):

Formado por Érica Sá e Aquim Sacramento, o duo teve sua estreia no ia 19 de dezembro de 2014, na Escola de Música da UFBA.

Natural de Salvador, Aquim Sacramento estuda no curso de percussão da UNESP desde 2012 e vai completar o referido curso em dezembro de 2015. Participa do Grupo de Percussão da UFBA desde os seus 9 anos de idade, tendo participado de todos os projetos do Grupo até o presente momento, inclusive o Sonora Brasil, onde ainda com 13 anos, viajou por todo o país tocando repertório contemporâneo do Grupo. E também participou da gravação do primeiro CD do Grupo de Percussão da UFBA.

Natural de Salvador, Érica Sá iniciou seus estudos no curso de bateria da Escola de Música da UFBA, em 2001. Concluiu o curso superior de Instrumento/Percussão com o professor Jorge Sacramento no ano de 2010, na Universidade Federal da Bahia. Nos anos de 2013 e 2014, cursou a especialização no Conservatório de Estrasburgo com o professor Emmanuel Séjourné. Além da atuação em percussão sinfônica, Érica Sá desenvolve também trabalhos com diversos grupos na área da música popular brasileira. Atualmente, é aluna especial da pós-graduação da PPGMUS - Ufba.

 

Valor Grátis

Com o Duo Sacramento e Duo Sá-Cramento e Duo Ello (SP)

Localização  Galeria do Goethe Institut
Av. Sete de Setembro, Corredor da Vitória, Salvador-BA
Brasil/Bahia/Salvador
40080-002

Compartilhe:

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-107Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-036Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-056Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-098Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-230Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-319Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0952Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1127Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1343Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1517Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: