Musical “Amor Barato” é remontado em São Paulo
Em 2012, o Teatro Castro Alves (TCA) viabilizou a montagem do musical “Amor Barato” na Bahia, através do programa TCA.Núcleo. Selecionado em edital, o projeto de montagem já tinha seu texto inédito, assinado pelo também diretor Fábio Espírito Santo, vencedor do Edital de Apoio ao Desenvolvimento de Textos Dramatúrgicos, lançado em 2010 pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
“Amor Barato”, inspirado na obra infantil “O Casamento de Dona Baratinha”, numa versão para adultos, aborda, com ironia e humor sarcástico, temas presentes na sociedade contemporânea, como as disputas nas esferas do poder, corrupção e manipulação midiática, tendo como pano de fundo o amor impossível entre um rato e uma barata, vivido no submundo dos esgotos de uma metrópole brasileira. A obra teve quatro indicações no Prêmio Braskem de Teatro daquele ano: “Espetáculo Adulto”, “Ator” (Urias Lima) e duas concorrências na “Categoria Especial”: pela trilha sonora original, de Jarbas Bittencourt e Ronei Jorge, e pelo figurino, de Rino Carvalho – este último, vencedor da premiação. Rino utilizou de todo suporte e estrutura do Centro Técnico do TCA para criar e produzir um figurino fantástico, digno deste reconhecimento.
Nesta quinta-feira, 19 de abril, “Amor Barato” segue nova trajetória, agora em São Paulo, na estreia de uma montagem nova, mas ainda com todo envolvimento dos nossos artistas baianos: a dramaturgia de Fábio Espirito Santo, a direção dele ao lado de Ana Paula Bouzas, a música original de Jarbas e Ronei, além de integrantes da banda e do elenco. A peça cumpre temporada no Teatro Itália, às quartas e quintas-feiras, até 31 de maio.
Foto: Adenor Gondim