Natania Borges apresenta seu universo audiovisual em “I”: o álbum ganha short film, sessions e videoclipes
A multiartista Natania Borges lançou no último mês de maio o álbum de estreia de sua carreira solo, “I” (Uma/One) – ouça aqui. O disco traz em sua sonoridade o afrobeat e o R&B, conectados às influências da música baiana e brasileira, em especial o pagode baiano.
Além da sonoridade, a artista desenhou o álbum pensando em sua
imagética e assim o projeto ganhou 7 roteiros audiovisuais, entre sessions, videoclipes e um short film. Natania, atua e assina a direção criativa e roteiro do curta-metragem I, que abarca as canções “Pertencer”, “Moço” e “Descobrindo”. O roteiro une o místico ao encontro consigo mesma e a artista teve como inspiração o tarô e os oráculos, presentes na cena introdutória. A narrativa segue explorando os rompimentos, a solidão e a jornada em busca da autoestima, pertencimento e da emancipação do próprio querer.
Os vídeos foram criados a partir de referências e símbolos que traduzem as músicas e materializam as criações de Natania: “Eu sou uma artista das visualidades também. À medida que as músicas foram se entrelaçando com minhas vivências, comecei a ver crescimento pessoal e espiritual, ‘via’ símbolos, cenas, cores e imagens que indicaram o conceito do disco. A base visual vem dessas vivências espirituais, entre o tarô, a cosmologia e do que enxergo como o que é a essência pessoal, que para mim, é o universo.”
As faixas “Tudo Bem”, “Passageira”, “Quinquilharias” e “Protegida” ganharam sessions, em formato mais intimista e ainda com foco na singularidade e solitude, a multiartista performa em cenários minimalistas e misteriosos destacando os figurinos autênticos. A narrativa visual do álbum se encerra com dois clipes: o já disponível “Power” e “Burn” que será lançado no próximo dia 26 de Junho.
Em Power a artista afirma seu poder pessoal, trazendo elementos como o ovo cósmico que representa a sorte, a abundância e o início da vida, e o triângulo invertido simbolizando a energia feminina e a sensibilidade. Um destaque do clipe é o corpo luminoso com áurea que remete ao divino.
Sobre Natania Borges
Cantora e compositora de Salvador (BA), Natania Borges traz em suas músicas o afrobeat, R&B/Soul, ligadas à influências da música baiana e brasileira. A artista iniciou em 2013, com especiais a grandes nomes da música brasileira; em 2016 ingressou na cena autoral possuindo em sua discografia as obras Encosto (2020), EP independente; Liberdade (2020) e Liberdade Deluxe (2021), disco visual lançado com a banda Azenza, ao qual foi finalista nos festivais Lift-Off Sessions Awards 2020 (UK) e m-v-f Awards 2020 (SP). Em 2021 encerrou a banda Azenza com o disco digital e em vinil ‘Liberdade Deluxe’ e lançou no primeiro semestre de 2024 seu primeiro projeto solo junto à Natura Musical. Natania já se apresentou em diversos festivais e feiras de música como: Marreco (2019); SIM São Paulo (Noite Timbre 2019), Som & Fúria (2020), Timbre (2019 e 2021); Baile Amor (2022); Festival CoMA (Showcase 2022) e Manso Festival (2023).
Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$ 190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.