O filho do mundo por Paulo Nassar
Le Monde, El País, Financial Times são alguns dos jornais deste mundo cujas
opiniões contam. Suas palavras assentadas na reputação intelectual e
profissional legitimam ou não fatos ocorridos no âmbito político, econômico e
social. Esses três jornais europeus, neste final de ano, colocaram o presidente
Luís Inácio Lula da Silva no topo de suas listas de personalidades do ano. O
"filho do Brasil" transforma-se em "filho do mundo".
O fato parece ter incomodado os jornais mais relevantes por aqui. Talvez
digiram mal outras visões de mundo, que nos chegam com velocidade e sem
controle.
Em outro tempo, as notícias sobre essa distinção internacional do presidente
Lula demorariam semanas para atravessar os mares e chegarem para poucos. Agora,
em um clique, milhões, ficam sabendo que, para muitos, lá fora "Lula é o
cara".
Para a mídia tradicional brasileira só resta publicar, no outro dia, as boas
e más notícias. Mas o atraso tecnológico midiático poderia se transformar em
oportunidade: interpretações e opiniões competentes, embasadas em boa
informação, a favor e contra, sobre os fatos do dia anterior.
A mediação que a imprensa nacional fazia entre o mundo e o Brasil enfraqueceu
e perdeu a razão de ser. Hoje o brasileiro alfabetizado vai direto aos grandes
veículos de comunicação internacionais e interage pela internet com a
constelação formada pela rede social. E, a partir daí, cria sua opinião.
Ainda sobre Lula, "o cara", a notícia nacional é quase sempre uma opinião,
que beira o esboço. Um estado jornalístico insustentável, frente a um tipo de
leitor, cada dia mais bilíngüe, que já não casa com um determinado veículo de
comunicação "até que a morte os separe".
As novas extensões do homem, articuladas a partir das inovações tecnológicas
e do novo social, transformaram a criação, a produção e as formas de comunicação
e de relacionamento. No novo ambiente sócio-tecnológico é irrelevante pensar nas
questões relacionais e comunicacionais, entre elas as notícias, a partir de um
instrumental superado e adequado às guerras delineadas em territórios definidos,
defendidos por tropas identificadas e dependentes quase exclusivamente de
máquinas e orientadas por um comando e controle centralizados.
A notícia circula cada vez mais em um universo sem centro e sem periferia.
Quem discorda, por exemplo, dos rankings dos jornalões europeus, têm liberdade e
tecnologia para criar suas próprias listas. Você se anima?
Paulo Nassar é professor da Escola de
Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Diretor-presidente
da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE). Autor de inúmeros
livros, entre eles O que é Comunicação Empresarial, A Comunicação da Pequena
Empresa, e Tudo é Comunicação.
Fale com Paulo Nassar: paulo_nassar@terra.com.br